A importância do propósito de vida: reflexões para 2024

Publicado em: 19/12/2023 | Última modificação em 20/02/2024 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

À medida que nos aproximamos do novo ano, vamos nos tornando pessoas mais reflexivas sobre nossas conquistas, aprendizados e ansiosas em definir metas significativas para o futuro. Em meio a todos os objetivos que iremos estabelecer, um fator importante, muitas das vezes esquecido, deve se considerar: o propósito de vida.

Em 1989, o estudo do bem-estar subjetivo evoluiu bastante, saindo da abordagem exclusivamente hedônica para incorporar aspectos eudaimônicos, graças às contribuições da psicóloga Carol D. Ryff (Ryff, 1989). A transição dessa abordagem, representa uma mudança na forma como compreendemos o propósito, sendo ele vertente do bem-estar psicológico (eudaimônico).

propósito de vida

Anteriormente, o foco apenas estava no prazer imediato e na satisfação momentânea, assim, ao ser ampliado esse olhar, cresceu a perspectiva de inclusão da busca por um significado mais profundo na vida, crescimento pessoal e contribuições significativas.

Essa mudança implica em valorizar não apenas a alegria momentânea, mas também a realização a longo prazo, reconhecendo que a felicidade duradoura está conectada a propósitos mais profundos e ao desenvolvimento pessoal contínuo, sendo um grande aliado para a construção de uma vida plena com um envelhecimento saudável.

Definindo Propósito de Vida

Mas o que exatamente é propósito de vida? Ele vai além de simples metas; trata-se da sensação profunda de que a vida possui uma direção, um significado e uma intencionalidade. Ter um propósito impacta positivamente em diversos aspectos como uma melhor saúde mental, longevidade e uma melhor qualidade de vida.

Um estudo realizado em Campinas e em um bairro de São Paulo, se propôs a analisar a relação entre o propósito de vida e o desempenho em atividades diárias de idosos com 80 anos ou mais (Ribeiro et. al., 2022). E foi obtido como resultado que os participantes com um propósito de vida mais elevado, possuíam maior probabilidade de realizar mais atividades avançadas da vida diária (AADL).

propósito de vida

Além disso, Estudos longitudinais nos Estados Unidos e Austrália (Ribeiro et. al., 2020) mostraram que esse fator continua sendo determinante para a adaptação bem-sucedida na vida adulta e na velhice. Em um mundo com diversos ciclos de vida, compreender essa relevância é extremamente importante, especialmente em países em desenvolvimento, onde as desigualdades sociais e adversidades são mais pronunciadas.

Realizando reflexões e estabelecendo metas

propósito de vida

Nesse contexto, a relevância de estabelecer um sentido para a existência decorre da oportunidade de contribuir de maneira mais ativa e envolvente na sociedade, orientada para a consecução de metas e objetivos capazes de gerar impactos positivos no comportamento e influenciar as escolhas cotidianas.

Agora que você está ciente da importância do propósito de vida, compartilhamos algumas sugestões que podem orientá-lo(a) na melhoria ou criação do seu próprio propósito de vida:

  • Autoexploração Profunda: Dedique tempo para se conhecer verdadeiramente, explorando suas paixões, valores e aspirações.
  • Metas Alinhadas com Valores: Estabeleça metas que estejam alinhadas com seus valores fundamentais.
  • Engajamento Social Positivo: Busque maneiras de contribuir para a comunidade ao seu redor.
  • Crescimento Contínuo: Esteja aberto(a) ao aprendizado constante e ao desenvolvimento pessoal.
  • Cultive Relacionamentos Significativos: Valorize e nutra conexões emocionais significativas.

Por fim, esperamos que tenha encontrado inspiração para refletir sobre o assunto. Acreditamos que a busca por comportamentos saudáveis e qualidade de vida não apenas enriquece o presente, mas também pavimenta o caminho para um envelhecimento pleno e significativo.

Assinam o texto:

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva

Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Bacharelado e do Programa de Mestrado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo, parceria científica do Instituto Supera de Educação.

Maria Antônia Antunes de Souza

Graduanda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Foi bolsista de iniciação científica PUB do projeto intervenções psicoeducativas para a COVID-19 aliada à estimulação cognitiva no programa USP 60 + e atualmente é membro do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo da USP (GETCUSP).

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "A importância do propósito de vida: reflexões para 2024"

Faça um comentário

  • Jaqueline disse:

    Eu concordo com tudo que vocês abordaram cientificamente comprovado… Parabéns, pelo engajamento e perseverança no assunto método superar! Atenciosamente, Jaqueline

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.