A atividade elétrica no cérebro durante o sono

Publicado em: 23/10/2014 por: Barbara

Dra. Carla Tieppo é neurocientista e consultora do SUPERAVocê já se perguntou porque nós passamos um terço de nossas vidas dormindo? Não parece um pouco de perda de tempo? Algumas pessoas quando chegam na vida adulta desenvolvem o hábito de dormir cada vez menos numa tentativa de melhorar sua produtividade. É comum ouvirmos grandes empresários dizerem que dormem só 3 ou 4 horas por noite para poderem passar mais tempo trabalhando. Mas o que estas pessoas deveriam saber é que a gente trabalha um bocado quando está dormindo.

Nosso cérebro, durante a noite, passa por diferentes fases do sono e em uma delas nosso corpo está completamente relaxado mas nosso cérebro está realizando importantes funções para a nossa memória. Nesta fase do sono, conhecida como sono REM (da sigla em inglês “rapid eyes moviments” – que significa movimentos oculares rápidos) nosso cérebro tem uma atividade elétrica muito semelhante àquela que temos durante o tempo que estamos acordados.Assim, enquanto o corpo permanece desligado, nosso cérebro seleciona quais são as memórias que devem permanecer gravadas e o que podemos esquecer.

Supera e você na Disney

Esta faxina faz com que nossa mente tenha mais facilidade de recordar de eventos que tenham sido apresentados de diferentes formas ou que tenham tido uma importante carga emocional.

Assim, especialmente aqueles que estão em ritmo de aprendizado ou de desenvolvimento cerebral, nada como boas noites de sono e de preferência com uma boa rotina de horário para ir para a cama, assim seu corpo se acostuma com este hábito fundamental.

A atividade elétrica no cérebro durante o sono

 

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados