Seu filho mais inteligente: Por que fazer ginástica para o cérebro ?
As expectativas para mais um ano letivo são muitas: muita novidade e tudo pronto para turbinar o aprendizado ao longo do ano. Entre novos cadernos, professores e amigos, uma preocupação passa, muitas vezes, despercebida: a janela de oportunidade.
Esta janela, nada mais é do que a maior abertura para assimilar informações. Isso acontece especificamente entre os 5 e 20 anos de idade “Isso significa que nesta faixa etária o nosso cérebro está mais aberto a reter informações. Dos 4 aos 8 anos a criança tem uma grande quantidade de sinapses dispostas a fazer milhares de conexões no âmbito das habilidades sociais, para criar as referências da maneira que ela se relacionará com as pessoas ao longo da vida”, detalhou a neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci.
Embora haja uma maior facilidade do cérebro em fazer novas conexões nesta faixa etária, elas não ocorrem automaticamente. A especialista explica que é necessário que existam estímulos para que os aprendizados realmente aconteçam. “A importância desses estímulos ficou comprovada durante a pandemia, pois as crianças dessa faixa etária que foram privadas das convivências presenciais ficaram com déficits nas habilidades sociais e com atraso de até 6 meses em matemática e 7 meses em linguagem”, lembrou.
Janela de oportunidade
Outra janela de oportunidade relevante e ampla é para o desenvolvimento das funções executivas – habilidades que permitem a pessoa gerenciar a própria vida. Esta janela vai dos 6 aos 20 anos de idade.
“O conceito de inteligência abrange muitas habilidades, e a grande maioria delas pode ser desenvolvida de forma mais fácil e profunda durante a infância e adolescência, por isso a estimulação cognitiva por meio da ginástica para o cérebro é uma ferramenta e tanto para facilitar os desafios escolares de 2024”, destacou. Poderíamos listar mais de 50 benefícios, mas vamos ficar nos 20 motivos para seu filho ser mais inteligente com a ginástica para o cérebro neste ano, confira:”
1.Aprimoramento da concentração e foco:
Atenção e concentração são as capacidades cognitivas básicas para qualquer aprendizado, e muitos estudos apontam que as novas gerações têm mais dificuldades em desenvolver essas capacidades por conta da exposição precoce às telas. O treino com o ábaco reforça, e muito, essa habilidade.
2. Melhoria do processo de memorização:
Se a atenção focada e a concentração melhora, todo o processo mental de memorização, tanto de curto quanto de longo prazo, é beneficiado! Sem contar que a ginástica para o cérebro traz diversos assuntos para serem discutidos, estimulando que os alunos recordem e reforcem aprendizados prévios.
3. Aumento da velocidade de processamento de informações:
Os circuitos do cérebro se tornam sempre mais especialistas naquilo que eles mais fazem. Se os alunos são estimulados a combinar várias capacidades cognitivas em atividades variadas, eles se tornam cada vez mais velozes.
4. Melhoria na resolução de problemas:
Se a velocidade para processar as informações de um desafio aumenta com a prática, é claro que a habilidade de resolver problemas também melhora, até porque o aluno tende a ganhar mais confiança no próprio desempenho.
5. Estímulo à criatividade e pensamento inovador:
Uma das funções executivas mais associadas à habilidade de criatividade é a flexibilidade cognitiva, que significa ser ágil em mudar de ponto de vista e combinar várias formas de entender uma mesma coisa. A flexibilidade está presente nas atividades de ginástica para o cérebro o tempo todo, principalmente nos enigmas e nos jogos!
6. Desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico:
O raciocínio lógico está presente tanto no ábaco quanto nos desafios matemáticos da ginástica para o cérebro. O aluno se torna capaz de entender a matemática por uma ótica mais visual, prática e lógica, equilibrando possíveis dificuldades que venha a ter nos estudos escolares.
7. Desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas nos estudos e no trabalho:
Como se trata de uma metodologia ampla e que exige que o aluno monitore o seu desempenho, uma habilidade chave é exercitada – a metacognição – que significa a capacidade de entender como funciona o seu próprio jeito de pensar. Ela permite que o aluno ganhe consciência do próprio processo de aprendizagem e tenha autonomia, algo que será um diferencial em qualquer ambiente no futuro.
8. Melhora na capacidade de tomada de decisões:
A metacognição também impactará nas habilidades de pensamento analítico e estratégico, o que facilita tomadas de decisão mais responsáveis e coerentes no futuro.
9. Exercício mental divertido e desafiador:
A ginástica para o cérebro nunca será monótona! Toda semana tem algo novo, desafiador e divertido para ser feito, porque o cérebro adora ser surpreendido e o clima positivo dos desafios aumenta o bem-estar dos alunos.
10. Redução do estresse e da ansiedade:
Falando em bem-estar, o ambiente é cuidadosamente pensado para ser acolhedor, respeitoso e de amizade. Então, por mais que as atividades exijam esforço mental, o clima de colaboração do grupo é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade associadas ao aprendizado.
11. Aumento da autoconfiança:
As atividades seguem os princípios de novidade, variedade e grau de desafio crescente. O grau de desafio crescente em especial é o responsável por fortalecer a autoconfiança dos alunos, porque ele sempre vai iniciar uma tarefa em um nível equilibrado, para não ser fácil demais e nem difícil demais. Então, quando ele consegue cumprir, sente que o esforço valeu a pena e que ele é capaz de tentar algo um pouco mais difícil.
12. Fortalecimento da autoestima:
Autoconfiança está do lado da autoestima. Um jovem que aprende que direcionando o esforço na direção certa, o objetivo será alcançado, ganha mais tranquilidade para lidar com as dificuldades e tem um olhar mais saudável para si mesmo.
13. Estímulo à sociabilidade e interação social:
O ambiente e as atividades também são pensados para extrair o melhor da convivência social dos alunos. Envolvendo debates, comemorações e valorizando o papel de cada um no grupo, é um estímulo e tanto para que os jovens reconheçam sua identidade e modulem melhor o seu comportamento.
14. Pode ser feito em qualquer idade:
As aulas são separadas por público, exatamente para direcionar os estímulos certos para cada faixa etária, ou seja, é amplo e personalizado ao mesmo tempo!
15. Possibilidade de superar limitações cognitivas:
Na ginástica para o cérebro todos são capazes de se desenvolver, não importa se o aluno vai iniciar em níveis mais básicos. Não é uma competição, mas sim a busca constante de superação dos próprios limites.
16. Reduz o impacto das telas nos mais jovens:
Já mencionamos que a exposição precoce às telas pode atrapalhar o desenvolvimento da atenção focada e impactar na aprendizagem das crianças, mas na ginástica para o cérebro as atividades envolvem todos os sentidos, usam o corpo e a mente juntos, formando um conjunto de estímulos mais rico e variado.
17. Convivência entre Gerações:
A interação social no ambiente é tão rica, que permite que diferentes gerações se encontrem, troquem experiências e se divirtam juntas. Para os jovens isso é um grande aprendizado de respeito e empatia.
Seu filho mais inteligente
18. Manutenção da saúde cognitiva ao longo da vida:
As janelas de oportunidade na fase jovem não servem apenas para os primeiros aprendizados, mas os tipos de aprendizagens desenvolvidas nessa fase vão sustentar as habilidades cognitivas mais complexas e a saúde do cérebro ao longo da vida.
19. Prevenção de doenças cognitivas, como o Alzheimer:
E quando mencionamos a saúde do cérebro, damos um destaque principal para a prevenção de demências. A ginástica para o cérebro é uma ferramenta de estilo de vida para prevenção porque contribui para o nível de atividade intelectual e também porque alimenta o gosto por continuar aprendendo.
20. Promoção de um envelhecimento saudável e ativo:
Todo jovem aluno um dia vai envelhecer, e todo aluno SUPERA envelhece com paixão pela vida e por continuar aprendendo!
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