6 dicas importantes para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Publicado em: 26/10/2021 | Última modificação em 29/10/2021 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Você já ouviu falar em AVC ou no termo popular derrame? O AVC é a sigla para Acidente Vascular Cerebral, entretanto, atualmente essa sigla foi atualizada para AVE: Acidente Vascular Encefálico, pois engloba uma parte maior do Sistema Nervosos Central (SNC). Com a nomenclatura de Acidente Vascular, é possível perceber a relação com os vasos sanguíneos do nosso Encéfalo. Diante disso, pode-se destacar a existência de dois tipos de AVE: o hemorrágico e o isquêmico.

6 dicas importantes para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

O Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVCI) ocorre quando há uma obstrução no vaso sanguíneo, causando uma isquemia, ou seja, a obstrução do fluxo sanguíneo para algum tecido do cérebro. Ele é mais comum, acometendo 80% dos casos e por sua vez, é menos letal.

Já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), acontece quando há um rompimento do vaso sanguíneo, e, consequentemente, o sangue vaza para o cérebro. Desse modo, o sangue não chega até as células e elas acabam morrendo. O AVEH é mais raro e mais letal, acometendo 20% dos casos.

6 dicas importantes para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Alguns dos fatores de risco que podem aumentar a chance da ocorrência de um AVE, são:

  • Hipertensão Arterial: os vasos podem ficar mais frágeis e mais suscetíveis a rompimentos;
  • Obesidade, maus hábitos alimentares e sedentarismo: podem levar à formação de placas de ateromas/gorduras que podem obstruir os vasos sanguíneos;
  • Tabagismo e consumo excessivo de álcool: prejudicam a saúde dos vasos;
  • Problemas cardíacos: podem levar a formação de coágulos e a presença de aneurisma cerebral (dilatação no vaso sanguíneo tornando-o mais frágil).

Em relação aos sintomas do AVE, os mais comuns são os seguintes: perda súbita de consciência, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, fraqueza muscular, formigamento de extremidades de mãos e pés, confusão mental, dificuldades para falar e assimetria da face (boca torta).

6 dicas importantes para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Sabemos que algumas práticas podem contribuir para prevenir o AVC como: fazer atividade física, beber água, manter a glicose e a pressão controladas, não fumar ou consumir bebidas alcoólicas. Essas são algumas das orientações citadas no site do Ministério da Saúde (2019).

O envelhecimento saudável vai ao encontro dessas práticas, pois ele visa a preservação da capacidade funcional e se o indivíduo tiver danos à saúde, ele não poderá manter seu envelhecimento saudável. Deste modo, a Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030 está pautada em quatro pilares e um deles é a integração dos sistemas de saúde. Dessa forma, a pessoa idosa necessita de cuidados integrativos no âmbito da saúde, pois os serviços atuais atendem a demandas individuais e a quadros de saúde que tendem a ter uma evolução acelerada.

6 dicas importantes para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

A Organização Mundial do AVC busca reforçar a importância da prevenção e luta contra o AVC. Através das Campanhas Mundiais de AVC, o objetivo é impulsionar a conscientização da população para melhorar o tratamento e a reabilitação, com o enfoque de promover uma melhor qualidade de vida para os sobreviventes do AVC, como também, aumentar a prevenção. Por isso foi decretado um dia específico para se falar deste tema, o dia 29 de outubro, dia mundial de conscientização e prevenção do AVC.

Assina este artigo

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva

Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É assessora científica e consultora do Método Supera.

Interessante não é mesmo? Aproveite para conhecer melhor o SUPERA, agende sua aula grátis AQUI

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 2 comentários

2 comentários para "6 dicas importantes para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC)"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.