Vamos montar um quebra-cabeça

Publicado em: 07/01/2015 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Os jogos estão entre os recursos didáticos mais eficazes para o desenvolvimento cognitivo, sobretudo na infância. Eles promovem relaxamento, ajudam a ter mais agilidade, contribuem para a vida social, exercitam o raciocínio e melhoram a coordenação motora.

Nesta matéria, você vai saber quais são os benefícios do tão conhecido quebra-cabeça, que estimula principalmente a capacidade de raciocínio. Este jogo é mais usado como passatempo, mas é também excelente para a construção do conhecimento.

Confira agora os principais benefícios do quebra-cabeça, que consiste em uma verdadeira ginástica cerebral e, melhor, pode ser usado por todas as idades.

Desenvolve habilidades cognitivas: aprimora a capacidade de resolução de problemas e potencializa o raciocínio. Além disso, este jogo é capaz de melhorar a percepção visual e espacial.

Desenvolve a coordenação motora: enquanto o raciocínio é colocado em prática, o jogador tem que, ao mesmo tempo, manipular as peças para encaixá-las corretamente.

Desenvolve habilidades sociais: quebra-cabeças podem ser montados com a presença de outra pessoa. Essa relação simula situações competitivas e/ou colaborativas, além de desenvolver capacidade de relacionamento interpessoal.

Supera e você na Disney

Diversifique

Os jogos exercitam funções já aprendidas, reforçam o domínio da ação, promovem o prazer e sociabilização.

Com os jogos, exercitamos a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, além de desenvolver a linguagem, o pensamento e a concentração.

Existem vários tipos de jogos, os individuais e os coletivos. Entre eles, podemos lembrar dos jogos de quadra, com bolas, jogos eletrônicos, pega-pega, esconde-esconde, ciranda-cirandinha, jogo de dama, xadrez, resta um, caça-palavras, jogo da memória, palavra cruzadas, blocos de montar, jogo do palito e dominó. Mas é importante alternar. O cérebro precisa de estímulos variados para desenvolver suas habilidades.

Banner_728x90px_Idoso_a (1)

 

SUPERA ginástica para o cérebro

Os jogos também fazem parte do curso de ginástica cerebral do SUPERA. No SUPERA, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas brincando. Além dos jogos, usam o ábaco japonês, apostilas exclusivas, dinâmicas de grupo e vídeos motivacionais. São mais de 20 jogos de tabuleiro e 35 jogos virtuais desenvolvidos por neurocientistas internacionais que potencializam o desempenho do seu cérebro.

Para citar outro exemplo, um dos jogos que trazem muito benefícios aos alunos é o Rummikub.

“O Rummikub, um dos jogos que usamos em sala de aula, estimula as inteligências, Ele simula situações da vida real e o jogador pode realizar o que deseja. Brincando no seu espaço, o aluno envolve-se com a fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real”, afirma Geomacel, Coordenador Pedagógico Nacional SUPERA.

A ginástica cerebral aumenta a produção de neurotrofinas, espécie de nutrientes do cérebro que aumentam a quantidade e qualidade das sinapses, aumentando a capacidade de processamento do cérebro e produzindo benefícios a curto (desenvolvimento de inteligências) e longo prazo (maiores reservas cognitivas e qualidade de vida).

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados