Terceira Idade com qualidade de vida

Publicado em: 23/05/2014 por: Barbara

Terceira idade com qualidade de vida

 

Gestora Pedagógica SUPERA Uberlândia

Gestora Pedagógica
SUPERA Uberlândia

 

Atualmente, os estudos nos permitem assegurar que o desenvolvimento humano se processa ao longo de toda a vida, possuindo especificidades diferenciadas de acordo com as fases pelas quais passamos. Em todas elas, vivenciamos potencialidades e limites, impulsionadores de nossas superações e crescimento. A saúde mental e física das pessoas em cada fase depende, em grande parte, de opções conscientes por uma vida de qualidade, o que significa atenção especial aos quatro pilares: alimentação saudável, sono de qualidade, atividade física e ginástica cerebral.

Supera e você na Disney

O século XXI tem se configurado com novo perfil, em função do progressivo envelhecimento da população, seja pelo declínio da natalidade, seja pelo aumento da longevidade.  A terceira idade é uma etapa bastante especial. Nela a pessoa traz consigo a riqueza advinda de experiências como sabedoria, serenidade e maturidade, ao mesmo tempo em que vivencia um período de adaptação a mudanças e limitações físicas e cognitivas. Essas especificidades, se não forem bem administradas, podem fazer com que a pessoa se isole, deixando de perceber toda a riqueza que também compõe o envelhecimento.

Alterações na velocidade do processamento de informações, memória de trabalho e capacidade sensorial são exemplos de fragilidades a serem administradas nessa fase da vida. A boa notícia é que nossa saúde mental pode e deve receber ajuda no sentido de estímulos que assegurem uma vida de qualidade durante mais tempo.

Com os avanços das pesquisas, a neurociência descortina dois grandes aliados: a neuroplasticidade, incrível capacidade que nosso cérebro possui de remapear as conexões neuronais; e a neurogênese, capacidade de gerar novos neurônios também na fase adulta; ambos auxiliando em nossa aprendizagem contínua e qualidade de vida.

Ora, se podemos estimular nosso cérebro, cuidando para que nossa saúde mental se mantenha fortalecida, por que não fazê-lo? É aí que entra o Supera, com toda energia e diferencial, trazendo atividades prazerosas e consistentes que asseguram o alimento imprescindível à estimulação cognitiva: desafios variados, constantes e gradativos.

No Supera, aprimoramos diversas habilidades e superamos nossos limites dia a dia, potencializando nossa saúde mental e nossa qualidade de vida. Dentre as ferramentas pedagógicas utilizadas com intencionalidade e conhecimento, temos: as dinâmicas, os jogos, os desafios lógicos, as neuróbicas e o ábaco.

Pensemos mais especificamente no ábaco / soroban, ferramenta de cálculo milenar. Além de ser um desafio prazeroso, aprimora as habilidades de coordenação motora fina, foco, concentração, memória e agilidade de raciocínio, elevando nossa auto-estima e autoconfiança. Como? O cérebro, ao ser tirado da zona de conforto, reage aos desafios postos pelo soroban, criando novos padrões e conexões para resolver tais provocações. Na medida em que cria novas possibilidades, supera-se, oxigenando as ações cerebrais e abrindo novas perspectivas. Deparamo-nos, nesse momento, com potencialidades que não conhecíamos e com um leque de ações que tais conquistas nos permitem, sobretudo ao serem ampliadas para nosso dia-a-dia, deixando-nos mais seguros e felizes.

Sentir-se bem consigo mesmo e olhar para si com admiração é imprescindível à nossa saúde. Afinal, merecemos viver bem, com qualidade e saúde mental! Esse é nosso propósito. Assumir essa postura para si mesmo é propor-se a viver mais e melhor. Uma ótima pedida, não acha?

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados