Como utilizar a tecnologia para melhorar seu desempenho

Publicado em: 31/05/2019 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

O uso do celular trouxe para nossas vidas muita agilidade por meio da conectividade, porém o uso excessivo pode causar inúmeros danos para a saúde, inclusive diminuir a inteligência.

beneficios-uso-celular

Que o uso do celular de forma excessiva pode fazer mal para o corpo e a mente já não é mais uma novidade, mas você sabia que ficar muito tempo mexendo no aparelho pode diminuir a inteligência e comprometer a funcionalidade dos neurônios?

Um estudo norte-americano mostra que 46% da população diz não conseguir viver sem seu celular com acesso à internet. O vício aumenta os índices de depressão e ansiedade, principalmente em jovens.

Quer saber como utilizar o celular de forma correta para evitar estas consequências? Trazemos dicas para que você e seus filhos utilizem a tecnologia de forma saudável e até mesmo em prol da saúde mental.

O mau uso do celular

O mau uso do celular está justamente no excesso. O aparelho, quando utilizado para finalidades fúteis, pode nos tirar a concentração de tarefas importantes do dia a dia, causar problemas no trabalho e afetar nossa saúde por conta da ergonomia para utilizar o smartphone.

Supera e você na Disney

Usar o celular por mais tempo que o necessário pode causar estresse, problemas na coluna, nas articulações e nos tendões, por conta do esforço repetitivo.

Além disso, o aparelho é fonte de contaminação quando utilizado em ambiente hospitalar ou na hora da alimentação, por exemplo, pois transmite germes e bactérias.

Estudos comprovados

Estudos mostram que a conectividade em excesso é prejudicial. Problemas de concentração ou até mesmo déficit de atenção podem ser desenvolvidos ou causados pelo uso do aparelho de forma excessiva.

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que o uso do celular em excesso prejudica a qualidade do sono. Como consequência, há o risco do desenvolvimento de doenças como obesidade, depressão e diabetes.

Estudiosos da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, por sua vez, mostram que a quantidade de bactérias no aparelho pode ser até dez vezes superior à de um assento sanitário.

Portanto, não são apenas conhecimentos populares sendo repassados quando as pessoas falam que o celular faz mal. Contudo, de nada adianta dizer aos filhos que o uso do aparelho é prejudicial. É necessária a educação dos pais com relação ao tema, pois eles precisam dar o exemplo.

O bom uso causa benefícios

Além de evitar o uso do celular de forma excessiva e de maneira prejudicial, é preciso usar a tecnologia ao próprio favor.

Reduzir o uso de aplicativos de entretenimento é um grande começo para evitar ir dormir tarde por passar horas nas redes sociais, por exemplo. Outra dica é utilizar ferramentas que estimulam o uso do cérebro.

Aplicativos para exercitar o cérebro

Existem aplicativos para exercitar o cérebro que contribuem com a memória, inteligência e capacidade de raciocínio lógico com rapidez. Estudos mostram que os estímulos oferecidos ao cérebro estão diretamente ligados ao desenvolvimento cognitivo.

Desta forma, quanto mais você pensa e estimula sua mente, mais ela vai responder de forma positiva, com uma boa memória e capacidade cognitiva, evitando a morte de neurônios, essenciais para o funcionamento de nosso cérebro.

Acesse também os desafios que separamos para você exercitar o cérebro.

O Método Supera é uma das formas de exercitar o cérebro por meio de atividades divertidas para todas as idades. A ferramenta permite passar o tempo de forma divertida e útil, contribuindo para a saúde mental a longo prazo.

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados