SUPERA faz 14 anos: conheça fatos mais marcantes

Publicado em: 19/02/2020 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Há 14 anos, a marca SUPERA iniciava a sua trajetória, com o objetivo de transformar vidas pelo Brasil inteiro. No dia 22 de fevereiro de 2006, nascia a primeira escola dedicada à ginástica para o cérebro da América Latina, situada em São José dos Campos (SP). O sonho idealizado pelo engenheiro e empreendedor Antonio Carlos Guarini Perpétuo tomava forma e ele não imaginava que iria se transformar em uma das 50 maiores redes de franquia do Brasil.

SUPERA faz 14 anos: conheça fatos mais marcantes - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Antonio Carlos, fundador e presidente da primeira rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil.

Tempos atrás, em uma cidade do interior de São Paulo, Antonio Carlos – engenheiro do ITA – enfrentava um desafio familiar comum em diversas casas do Brasil; seu filho caçula, Vinícius Perpétuo, enfrentava dificuldades em concentração e foco em sua sala de aula, trazendo prejuízos ao seu desempenho escolar e em suas notas.

O engenheiro sempre teve espírito empreendedor e sede por conhecer coisas novas – resolveu pesquisar alternativas que pudessem ajudar seu filho a enfrentar e sanar esse desafio. Foi assim que Antonio Carlos conheceu um instrumento que iria revolucionar sua vida e a de mais de 170 mil pessoas em todo o Brasil: o ábaco, instrumento milenar oriental de fazer contas.

SUPERA faz 14 anos: conheça fatos mais marcantes - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Vinícius Perpétuo hoje trabalha junto de seu pai, Antônio Carlos, na sede franqueadora SUPERA

A partir disso, foi dada a largada de uma nova jornada na vida do empreendedor. Após resultados positivos com seu filho após a prática do ábaco – melhora na concentração e no desempenho escolar de Vinícius -, Antonio Carlos se juntou a uma série de profissionais para criar algo inovador: um material didático completo para criar a primeira escola de ginástica para o cérebro do Brasil! Em parceria com Neide Cardoso, professora de Matemática e Coordenadora Pedagógica Nacional do SUPERA até hoje, nasceu o SUPERA!

“Assim que comecei os trabalhos ao lado dele, trabalhávamos para produzir materiais voltados para o treinamento cerebral com base em pesquisas científicas. E mesmo com esses estudos, precisávamos aplicar a metodologia. Portanto, selecionei cinco dos meus alunos para dar início ao treinamento”, conta Neide.

SUPERA faz 14 anos: conheça fatos mais marcantes - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
SUPERA faz 14 anos: conheça fatos mais marcantes - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Neide Pereira foi responsável pela criação e desenvolvimento dos primeiros materiais do SUPERA; além de ser a primeira educadora a ministrar a metodologia de ginástica cerebral.

Em 2006, a primeira escola SUPERA foi construída e inaugurada em fevereiro de 2006. Até hoje, os primeiros alunos da escola fazem parte da família SUPERA; é o caso de Brian Sendrete, educador do SUPERA SJC – Esplanada. Brian sentiu na época o impacto da ginástica cerebral: “Minhas notas foram melhorando até que consegui fechar o último bimestre com nota dez em todas as disciplinas. No início, percebi minha concentração melhorou, pois sentia mais facilidade para ler. Mas a principal mudança foi em relação ao relacionamento intra e interpessoal. Eu era muito tímido e reservado”, diz Brian.

De lá para cá, foram muitos acontecimentos marcantes; conheça os principais fatos que fortaleceram o Método SUPERA desde 2006:

  • Inauguração em 2006

É inaugurada a primeira escola SUPERA em São José dos Campos, no bairro Esplanada – unidade que mantêm seu funcionamento até hoje. No ano de sua criação, a escola já conseguiu totalizar 200 alunos.

SUPERA faz 14 anos: conheça fatos mais marcantes - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Fachada da primeira unidade do Método SUPERA em São José dos Campos (SP)
  • SUPERA entra para a rede de franquias

Em 2007, a ideia de transformar o Método SUPERA em uma rede de franquias se consolida, tornando-se cadastrada da Associação Brasileira de Franchising (ABF). São inauguradas suas três primeiras franquias: 2 em São José dos Campos (SP) e uma em João Pessoa (PB)

  • SUPERA na Mídia

Em dezembro de 2008, a marca ganha um grande prestígio, participando de um dos programas mais tradicionais da TV brasileira em canal aberto, o Programa do Jô. Antonio Carlos apresentou a metodologia de ginástica para o cérebro a milhares de telespectadores e de lá para cá, foram diversas aparições nos mais importantes programas brasileiros: Hoje Em Dia, É De Casa, Programa da Eliana, Fantástico e etc.

SUPERA faz 14 anos: conheça fatos mais marcantes - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Participação do Método SUPERA no Programa do Jô, em 2008
  • SUPERA nas Escolas

Em 2009, iniciava-se o projeto de levar a metodologia para dentro de escolas públicas no Vale do Paraíba. Era o início do projeto SUPERA Neuroeducação, que levava o nome de Movimento Pró-Educação na época.

  • Expansão da Marca

Em 2013, a rede SUPERA completa o número de 100 unidades inauguradas por todo o Brasil e em dezembro, conquista a marca de 100 mil seguidores nas redes sociais.

  • Credibilidade e Capacitação

Em 2014, é realizado o 1º Encontro de Educadores SUPERA do Brasil, uma grande oportunidade de capacitação e entrosamento dos colaboradores da rede. Em 2015, o SUPERA marca presença pela primeira da Feira Educar, o maior evento de Educação do país, despertando o interesse de centenas de pessoas.

  • Do Óiapoque ao Chuí

SUPERA realiza o sonho de marcar presença em todos os estados Brasil, conquistando esse feito com a inauguração de uma unidade em Rio Branco, no Acre.

  • Consolidação da Marca

Em 2018, a marca SUPERA atinge a marca de 300 franquias e no final de 2019, atinge as 400. Além disso, consegue atingir a marca de 130 mil alunos treinados em todo o Brasil.

  • Embaixadoras SUPERA

A marca conquista um grande sonho em 2019! As atrizes Nicette Bruno e Beth Goulart entram para a família SUPERA como embaixadoras da marca e alunas da unidade SUPERA RJ – Recreio. Elas ilustram a campanha “Desperte seu Cérebro” e tornam-se apoiadoras assíduas nas redes sociais!

SUPERA faz 14 anos: conheça fatos mais marcantes - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Nicette Bruno e Beth Goulart tornam-se embaixadoras e alunas SUPERA.
  • Reconhecimento Nacional

A marca SUPERA conquista o lugar no pódio das 50 Maiores Franquias do Brasil em 2020; atinge a marca de mais de 170 mil alunos treinados – isso tudo com diversos prêmios, como Selos de Excelência da ABF, Top 25 do Franchising Brasileiro e Selo Amiga do Idoso pela Associação Brasileira de Gerontologia.

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa e Método SUPERA

Compartilhar este artigo
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Share

SUPERA News

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter

captcha

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.




Posts Relacionados