SUPERA – Ginástica para o Cérebro

6 dicas para lidar com a perambulação em pacientes com Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva. Esta doença ocasiona prejuízo em habilidades mentais, dificuldades na realização de atividades cotidianas e a presença de alguns comportamentos atípicos. Dentre os comportamentos mais comuns durante as fases moderadas e avançadas da Doença de Alzheimer, temos a perambulação.

6 dicas para lidar com a perambulação em pacientes com Alzheimer - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
6 dicas da gerontóloga Thaís Bento Lima pra aliviar a causas da perambulação em pacientes com Alzheimer

A perambulação é o comportamento de andar sem rumo, ou seja, sem um objetivo específico, muitas vezes acompanhado do comportamento de agitação motora e de irritabilidade. É importante sempre estar atento em relação à frequência com que ocorre a perambulação, para que seja possível evitar o estresse e a sobrecarga geradas no cuidador e para melhorar a qualidade de vida do indivíduo portador da doença.

2019

Dentre as causas que podem agravar o comportamento da perambulação estão: falta de medicação ou a necessidade do profissional médico de realizar o ajuste medicamentoso; um quadro de infecção urinária que pode estar em andamento; a própria oscilação do quadro demencial, que pode estar evoluindo para um estágio de maior gravidade. Quando comportamentos psiquiátricos e comportamentais começam a acontecer, significa que o quadro da Doença de Alzheimer está evoluindo. Porém, existem estratégias que podem ser utilizadas; confira as dicas:

É sempre importante anotar possíveis mudanças. procurar o médico responsável e relatar as mudanças que estão acontecendo. Busque uma rede de suporte, como a Associação Brasileira de Alzheimer mais próxima de sua residência, para ter apoio e orientações para lidar com as mudanças comportamentais, psiquiátricas e cognitivas decorrentes da gravidade da doença. Espero que estas dicas possam ajudar você e o seu familiar.

Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do SUPERA Ginástica para o Cérebro

Sair da versão mobile