SAÚDE MENTAL
Tarefa de casa: organização também garante saúde mental

Publicado em: 15/07/2013 | Última modificação em 16/07/2013 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

SAÚDE MENTAL <BR/> Tarefa de casa: organização também garante saúde mental - SUPERA - Ginástica para o Cérebro SAÚDE MENTAL <BR/> Tarefa de casa: organização também garante saúde mental - SUPERA - Ginástica para o CérebroSimone Vieira de Melo Shimamoto, Gestora Pedagógica Método Supera Uberlândia

Pensar em saúde mental é pensar em atitudes e decisões que podem tomar em favor de uma vida de qualidade. Isto envolve desde as relações sociais que estabelecemos até a organização sistemática do nosso tempo.

Em termos práticos, a escolha do que vamos fazer e a maneira como organizamos nossa vida começam em casa, mas repercutem em seguida em espaços sociais e culturais mais amplos. Dentre esses espaços, temos a escola e, com ela, uma gama de novidades e desafios. E é disso que falaremos hoje, aqui no Quadro Saúde Mental do SUPERA.

Pensar em tarefa de casa é trazer à tona questionamentos como: qual sua importância? Como incentivar meu(minha) filho(a) a realizá-la? Como orientar? Quanto tempo disponibilizar? Essas, dentre outras questões, são dúvidas frequentes partilhadas pelos pais.

Para refletirmos sobre a importância das tarefas e sua organização, precisamos percebê-la enquanto componente da rotina de estudos e formação dos estudantes, nossos filhos.

Qual sua importância?

A tarefa de casa permite que o estudante se organize, assegurando: a sistematização de conteúdos trabalhados; o registro de dúvidas a serem rediscutidas em sala com o professor; a preparação para continuidade dos estudos; o aprimoramento dos conhecimentos.

Para atingir esse objetivo, não basta que o estudante faça as tarefas propostas pelos professores. É preciso que ele estabeleça sua rotina de estudos em dois momentos:

1) revisão das aulas vivenciadas no dia;

2) realização dos exercícios propostos para levantamento de possíveis dúvidas. No caso da criança, até que construa sua autonomia, a estruturação de horários deve ser elaborada junto com os pais.

Dicas

Destaco aqui algumas estratégias para incentivar e direcionar a realização das tarefas e estudos.

2013Supera e você na Disney
  • Além da organização dos tempos e espaços, é imprescindível que o estudante faça uma agenda (ou tabela), distribuindo as disciplinas nos dias da semana (de acordo com o horário da escola) e estabelecendo horários específicos.
  • As disciplinas a serem estudadas no dia devem ser intercaladas pelo nível de desafio, o que varia de acordo com cada pessoa.
  • Entre uma disciplina e outra, ou a cada duas disciplinas estudadas, pode-se pensar em 10 minutos de descanso para saborear uma fruta, ouvir uma música, brincar com o cachorro, conversar…
  • A qualidade dessas ações exige um espaço prazeroso, organizado e saudável (arejado e com boa iluminação). Deixar uma garrafa de água sobre a mesa é bem interessante.
  • Outro aspecto importante é que o estudante tenha em mãos todos os materiais dos quais precisará, caso contrário, as idas e vindas para busca de materiais atrapalhará a concentração e o foco, distanciando o alcance dos objetivos e dispendendo um tempo bem maior.

A tarefa de casa, dentro da rotina de estudos, é uma grande aliada na formação e no desenvolvimento. Assim, tanto a escola quanto os pais devem assegurar que esse momento seja desafiador e promissor. O diferencial no processo de formação das pessoas que adotam essa prática é comprovado.

Esse aprimoramento aparece na escola e em nossas atividades diárias, pois possibilita estarmos aquecidos em termos de atenção, criatividade, concentração e raciocínio lógico. Ao aprimorar os conhecimentos e a agilidade mental, melhoramos em autoestima e autoconfiança. Cuidando de nossa saúde mental, melhoramos nossa qualidade de vida.

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "SAÚDE MENTAL
Tarefa de casa: organização também garante saúde mental"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.