Saúde mental pode ser afetada pela ansiedade

Publicado em: 13/05/2013 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

saúde mental

Saúde mental: Dr. Renato Melo é neuropediatra e diretor do Supera em Conselheiro Lafaiete

Saúde mental: transtorno de ansiedade afeta desempenho do cérebro das crianças

O transtorno de ansiedade é uma alteração neuropsiquiátrica do comportamento que compromete a saúde mental de muitas pessoas, além de configurar uma causa comum de dificuldades escolares.

A criança acometida pelo quadro apresenta incapacidade de controlar a intensidade de sua preocupação e torna-se desatenta por manter uma hipervigilância aos seus estímulos internos, interpretados como potencialmente perigosos. Outros sintomas como agitação, fadiga, irritabilidade e aumento da tensão muscular também se manifestam.

Supera e você na Disney

Sintomas do transtorno de ansiedade

A ameaça à saúde mental, com a qual a criança ansiosa convive, desencadeia uma resposta de fuga dos

Crianças ansiosas: para especialista, transtorno pode afetar saúde mental

Crianças ansiosas: para especialista, transtorno pode afetar saúde mental

fatores estressantes. Com isso, ela passa a não querer mais entrar na escola, não apresentar trabalhos ou ler em voz alta para os colegas da sala e a ter medo de avaliações. Nesses momentos, a criança fica sob controle de suas reações fisiológicas e pode sentir dor de cabeça, sudorese, dores abdominais, taquicardia e até mesmo vômitos.

Muitas vezes os sintomas do transtorno de ansiedade apresentam uma origem hereditária, mas aspectos ambientais também são implicados como causadores.

No ambiente escolar, encontramos professores com atitudes coercitivas como gritos e repreensões que expõem as dificuldades de seus alunos para o restante da sala, caracterizando o bullying, também praticado pelos colegas diante da história de fracasso nas provas.

Além disso, a cobrança inadequada dos pais, que castigam seus filhos por suas dificuldades, contribui em grande parte para este quadro de ansiedade. Isto acontece, na maioria dos casos, porque os pais não estão preparados para perceber quando seus filhos não são bem sucedidos.

O curso de ginástica cerebral do SUPERA busca o equilíbrio emocional e a saúde mental, uma vez que respeita o desenvolvimento dos seus alunos de forma individualizada.

Através de atividades programadas, as crianças conseguem produzir e aprender mais, são devidamente reconhecidas e percebem que podem controlar seu comportamento e melhorar sua autoestima.

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados