Prepare o cérebro para ser mais criativo

Publicado em: 06/03/2014 por: Barbara

Prepare o cérebro para ser mais criativo

Prepare o cérebro para ser mais criativo

Originalidade e criatividade são habilidades cada vez mais exigidas no universo profissional. E quem não quer ser mais criativo e ter ideias melhores? Todo mundo. Por isso, cientistas estudam cada vez mais para entender como se dá o processo criativo no cérebro.

Normalmente, imaginamos que a criatividade nada mais é do que um insight, mas para chegar a esse ponto, o cérebro já trabalhou naquela ideia durante muito tempo.

Supera e você na Disney

A criatividade é a capacidade de recombinar informações já existentes para resolver problemas de uma maneira diferente.  Mas nem sempre esse processo é simples, pois é necessário preparar o cérebro para ter novas ideias.

Para isso, é necessário adquirir o hábito de coletar as informações que nos cercam para ter material suficiente para trabalhar. O trabalho duro está no momento de trazer elementos antigos para novas combinações, e é aí que está o segredo.

Algumas experiências realizadas com eletroencefalogia e ressonância magnética funcional revelam que o insight é o resultado de inúmeros processos e estados cerebrais operando em  diferentes escalas de tempo.

Ou seja, mesmo quando empenhamos nossa mente para outras atividades, como dormir ou tomar banho, nosso subconsciente pode trabalhar e encontrar relações em todas as informações que conhecemos até o momento.

 Acontece que todo este processo depende da experiência que temos de mundo. Vivências e momentos fazem com que o cérebro aprenda a enxergar e a raciocinar.

Outra forma de estimular a criatividade é fazer ginástica cerebral. Quanto mais desafios o cérebro recebe, mais ele é ‘’forçado’’ a trabalhar e a pensar diferente.

As dinâmicas desenvolvidas no SUPERA englobam as múltiplas inteligências, como a lógico-matemática, linguística, espacial, musical, corporal, cinestésica, naturalista, existencial, interpessoal e intrapessoal. Estas são habilidades que aprimoram a capacidade de ‘’pensar fora da caixa’’ e, consequentemente, facilitam o processo da criatividade.

A ginástica cerebral propõe ao aluno uma forma mais prazerosa de desenvolver as interações sociais, reflexões, resoluções de problemas e raciocínio lógico.

Hoje, mais do que compreender o processo da criatividade, é necessário trabalhar o cérebro para enxergar os resultados e isso pode ser feito através da ginástica cerebral.

 

 

 

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados