Pesquisa aponta que alunos não sabem as operações básicas da matemática

Publicado em: 05/10/2011 | Última modificação em 26/02/2014 Por Supera

Matemática é uma das matérias que os alunos mais apresentam dificuldades no período de aprendizagem. O que acaba sendo refletido, anos mais tarde, como foi comprovado na Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, realizada no primeiro semestre do ano de 2011, com cerca de seis mil alunos.

A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) é um exame inédito que verifica a qualidade da alfabetização das crianças e foi realizado através de uma parceria entre a organização não governamental Todos pela Educação, Instituto Paulo Montenegro (IBOPE), Fundação Cesgranrio e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

2011Supera e você na Disney

De acordo com os resultados da pesquisa, 57,2% das crianças, entre 6 e 8 anos, que concluíram o 3º ano (2ª série) não atingiu o limite mínimo esperado em relação à matemática. O que significa que de cada 100 alunos, 57 não concluem com sucesso contas simples das operações básicas.

Se somar e subtrair é uma dificuldade com essas proporções, isso pode ser ocasionado por algum problema ao longo do processo de aprendizagem e pode acarretar problemas futuros a esses alunos.   

A pesquisa também revelou que a leitura e a escrita não estão atingindo níveis satisfatórios. Apenas 56,1% dos alunos encontra informações explícitas em textos e quanto à escrita, 46,6% não foi capazes desenvolver uma temática proposta em uma redação.

Esses percentuais são muito aquém das necessidades do nosso país. E desenvolver essas disciplinas é um fator determinante na capacitação desses alunos e na colocação no mercado de trabalho.

Além disso, a matemática, principalmente, é determinante nas questões ligadas a raciocínio, agilidade, interpretação e administração das estratégias. Não só importante para a carreira, mas para a vida. O melhor entendimento das disciplinas contribui com o desenvolvimento das habilidades e das múltiplas inteligências dos alunos.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Pesquisa aponta que alunos não sabem as operações básicas da matemática"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.