Como combater o nervosismo e a ansiedade ao falar em público

Publicado em: 19/08/2019 | Última modificação em 08/10/2019 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Veja como combater o nervosismo na hora falar em público. Estimule seu cérebro a ter mais foco e diminua sua ansiedade para melhorar seu desempenho.

Falar em público parece uma tarefa difícil e só de pensar nesta possibilidade, muitos já sentem a ansiedade e o nervosismo à flor da pele. A reação é mais comum do que parece e lidar com essa característica antes que ela se torne um problema pode ser uma tarefa simples.

Como combater o nervosismo e a ansiedade ao falar em público - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Nosso cérebro pode ser condicionado, após treinamento, para que sejamos capazes de executar diversos tipos de tarefa que jamais imaginaríamos dominar.

Perder o medo de falar em público consiste em seguirmos diversos passos até que o ato de estar diante de uma multidão para um discurso não seja mais algo assustador.

2019Supera e você na Disney

Separamos algumas dicas para que você consiga diminuir a ansiedade, combater o nervosismo e melhorar seu desempenho ao falar em público!

Treine seu cérebro para lidar com a ansiedade

O primeiro passo para conseguir obter êxito ao falar em público é lidar com a ansiedade. Mãos suando, pernas trêmulas, coração palpitando e mente confusa são claros sinais de que a pessoa que está prestes a falar para uma multidão está ansiosa.

O medo é fisiológico, ou seja, trata-se de uma reação natural do corpo para nos livrar do perigo. Portanto, para que a ansiedade não chegue bem no momento de falar em público, basta incorporar o pensamento de que tudo vai ficar bem.

Falando parece ser fácil, mas na prática exige muito preparo. Até que o seu cérebro esteja confiante de que falar em público não representa um perigo e, portanto, não há razão para medo e ansiedade, é preciso seguir alguns passos e praticar algumas vezes.

Confira o que pode ser feito:

Domine o assunto a ser apresentado

Torne-se um expert no assunto que será apresentado antes de subir ao palco. Leia, tire dúvidas, memorize conceitos e, se necessário, faça uma imersão antes de falar sobre qualquer coisa.

Desta forma, você vai falar sobre algo que já conhece e não terá motivos para temer gagueiras, apagões de memória ou falta de conhecimento. Assim, seu cérebro vai te ajudar a ficar mais confortável.

Técnicas para guiar o discurso

Utilize técnicas para guiar o seu discurso. Por mais que você já vai dominar o assunto em questão, será preciso criar uma linha de raciocínio com começo, meio e fim.

Para evitar que você se esqueça do que vai falar, é recomendado levar slides, anotações, tópicos ou imagens para auxiliar tanto na visualização e compreensão por parte do público quanto sua memória, para que, se algo for esquecido, você consiga lembrar rapidamente.

Exercite a respiração

Após o preparo estar completamente finalizado para falar em público, basta relaxar um pouco e começar o processo de convencimento de que você pode fazer isso. Dizer a si mesmo que você é capaz já é um bom começo.

Utilizar técnicas de respiração também é uma forma de manter a calma. Sentar-se em uma posição confortável, inspirar lentamente contando até cinco e expirar contando até seis é uma das maneiras mais recomendadas para relaxar, repetindo este padrão por cerca de 20 minutos.

Sorrir e descontrair antes de falar em público é outra técnica de relaxamento eficaz. Encontre pessoas que você ama, leia ou veja algo engraçado e sorria. O sorriso libera endorfina, para que você consiga manter a calma e sentir prazer ao executar uma tarefa que antes lhe parecia difícil.

O inesperado pode acontecer

Ao seguir todas as dicas de preparo do cérebro para falar em público, o inesperado pode acontecer. Você vai sentir cada vez mais confiança e enfrentar uma grande multidão não será mais um problema.

Contudo, se ainda não sentir segurança, comece com plateias melhores e tenha em mente que o céu é o limite. Sua mente comanda o seu corpo, mas você pode controlar a sua mente!

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 9 comentários

9 comentários para "Como combater o nervosismo e a ansiedade ao falar em público"

Faça um comentário

  • Fatima disse:

    Perfeito muito bom
    Gratidão

  • Cristina disse:

    Bom dia,
    Falar até no telefone para mim já é muito complicado. Sofri e sofro muito com assédio psicológico; esse assédio é praticado continuamente pelo meu marido, irmão dele e filha e mulher desse próprio irmão.
    Sou formada e tenho duas filhas e quero sair desse momento sombrio da minha vida, quero estudar muito e para isso preciso focar na minha saúde mental.

    1. Melissa | Atendimento SUPERA disse:

      Olá, Cristina! Tudo bem? Sentimos muito que esteja passando por essa situação, esperamos que os nossos conteúdos contribuam para o seu objetivo.

  • JobsTips2022 disse:

    A ansiedade e algo normal, e todo mundo passa por isso — especialmente em momentos de maior carga emocional, como falar diante de uma plateia. Ainda assim, nao deixe que ela domine seu corpo e sua mente. Todos os pensamentos negativos e o nervosismo ao falar em publico devem ser questionados. Ate porque, ao identificar seus sentimentos, voce consegue se colocar diante da realidade sem medo. Lembre-se: eles sao apenas pensamentos, entao, voce pode afasta-los.

  • ROGERIO ANTONIO SEHNEM disse:

    muito importante o assunto. aprendi muito

  • ROGERIO ANTONIO SEHNEM disse:

    muito importante o assunto. gostei, aprendi muito

  • Ninfa disse:

    Muito interessante, falaram com muita propriedade. Tenho bastante dificuldade, embora já tenha coordenado muitas reuniões, ainda tenho problema com o microfone.

  • Luzinete Maria de Oliveira e Ferreira disse:

    Gostei muito das dicas!
    Acrescento 1.
    Falar em frente de um espelho grande. Técnica usada pelos atores antes de atuarem, principalmente no teatro.
    Uma vez, empreguei esse procedimento. Fui convidada para falar sobre Implantação do Centro de Línguas nas Escolas. Convite, quase em cima da hora, porque a coordenadora do projeto não poderia comparecer. Fui ao banheiro, que tinha um espelho, falei “para o espelho”, o que deveria ser dito.
    Na hora da apresentação do projeto, falei sobre o assunto para o grupo de professores de francês, tranquila, sem medo de errar.
    Deu tudo certo. Falei o que deveria ser dito.

    GRATIDÃO!

  • Roberto disse:

    Excelente!

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.