MANTENHA O CÉREBRO EM FORMA!

Publicado em: 27/08/2008 | Última modificação em 26/02/2014 Por Supera

Concentrou, alongou, respirou fundo? Vai começar a ginástica!

Aposto que se a frase estivesse solta, dez em cada dez pessoas teriam pensado em algum exercício físico: musculação, caminhada ou corrida, por exemplo. Mas estamos falando aqui sobre outro tipo de “malhação”. A proposta é deixar o cérebro – e não apenas o corpo – em forma!

Idéia seguida na íntegra pelo Método Supera, uma rede de escolas de ginástica para o cérebro! Criada em 2005 pelo engenheiro Antonio Carlos Guarini Perpétuo, a metodologia se utiliza do ábaco – instrumento milenar chinês feito de madeira e bolinhas que deslizam, permitindo a contagem por intermédio de fileiras que representam unidades, dezenas e centenas – e de outros exercícios de lógica e relacionamento pessoal para agregar mais competências a qualquer profissional.

“À medida em que você trabalha as operações matemáticas e o cálculo mental você realmente desenvolve concentração, foco, velocidade de raciocínio. Assim, estamos desenvolvendo uma pessoa que sabe resolver problemas de forma inovadora e criativa”, afirma Perpétuo, que notou primeiramente os benefícios da prática por causa do filho de 9 anos, que tinha problemas na escola por causa da falta de concentração.

Rapidamente, o empreendedor notou ali um nicho de mercado fortíssimo. Depois de dois anos de pesquisa, abriu a escola que hoje, menos de três anos depois, já conta com 15 franquias. “Com a velocidade da informação de hoje, os profissionais são colocados diante de situações que eles nunca viram, diante de assuntos que eles nunca tiveram contato, e eles são obrigados a raciocinar, opinar e dar soluções rapidamente”, observa.

2008Supera e você na Disney

Em geral, os alunos freqüentam a escola uma vez por semana, durante duas horas.

Na primeira parte, praticam quatro operações básicas com o ábaco e cálculos mentais. Na segunda, “brincam” com jogos e o módulo específico chamado “Abrindo os Horizontes”, criado por Perpétuo para ampliar a percepção. A partir do segundo mês de curso, há também dinâmicas de grupo, para desenvolver o lado pessoal. Os módulos também podem ser feitos in company. Democrática, a aula é para todos, sem distinção de idade ou nível intelectual.

“O que a gente percebe é que em torno de 40 horas de treinamento o profissional já sente diferença no dia-a-dia dele, no trabalho dele. E o mais interessante é que o curso é indicado tanto para o chão de fábrica quanto para o nível gerencial, porque aumentando foco e até mesmo habilidade motora, a gente aumenta produtividade e ainda reduz acidentes de trabalho.”

EXERCÍCIOS

Há muitas maneiras de “malhar” a mente: desde inocentes palavras-cruzadas e quebra-cabeças a games customizados e sofisticados. “Quanto mais sinapses você cria, mais possibilidade de raciocínio rápido você tem. E todos esses joguinhos estimulam isso”, diz Henrique Ramos, diretor editorial das revistas Coquetel, do grupo Ediouro.

Para ele, os passatempos podem ser usados de maneira dinâmica, criativa e, acima de tudo, estratégica. Com clientes como Globosat, Colgate-Palmolive e Bradesco na lista, Ramos garante que muitas empresas já usam desta ferramenta para testes de seleção e recrutamento, para aprimorar comunicação interna e externa e para estimular a criatividade dos colaboradores.

“Muitas empresas fazem raciocínios lógicos na seleção de todos os profissionais. Aqui mesmo, na Ediouro, nós fazemos assim. Porque nós buscamos talentos, e para detectar competências você deve usar todas as ferramentas. No mercado você tem de encontrar pessoas capazes de enfrentar desafios e de ter novas idéias. O estímulo dos passatempos é ótimo para isso”, afirma.

Ramos compartilha ainda uma curiosidade interessante. “No ano passado, fizemos o Campeonato Mundial de Puzzles (cruzadas) e na equipe americana, por exemplo, a maioria trabalhava no Google. Ou seja, quem gosta de cruzadas são pessoas que gostam de desafios, de encontrar oportunidades, respostas e soluções. E, logicamente, têm o perfil adequado para os princípios da Google.”

É cientificamente comprovado. “Fazer palavras cruzadas pode ajudar no desenvolvimento da inteligência. Quando alguém busca aquela única resposta que cabe em uma palavra cruzada, está treinando, exercitando uma das cinco grandes operações que compõem a inteligência, que é a produção convergente, a busca de relações. Buscar relações é o segredo da vida”, enfatiza o professor Luiz Machado

MANTENHA O CÉREBRO EM FORMA! - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Enviado por Suporte Assessoria em 27/08/2008 07:00:00 (13 leituras)

MANTENHA O CÉREBRO EM FORMA!

Letícia Fagundes

Font: Sincavir – MG

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "MANTENHA O CÉREBRO EM FORMA!"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.