Incentivar a criança ajuda no desenvolvimento do cérebro
Um estudo da Universidade de Washington mostrou que crianças apoiadas e incentivadas pelas mães têm um cérebro mais preparado para as futuras aprendizagens e para enfrentar situações de estresse.
Os autores da pesquisa, conduzida pela psiquiatra infantil Joan Luby, buscaram determinar o impacto do incentivo no início do desenvolvimento do hipocampo e verificar se existem efeitos no desenvolvimento do cérebro já na idade escolar
O estudo avaliou 127 crianças e adolescentes. Para categorizar os níveis de apoio, os pesquisadores observaram as interações mãe-filho em um contexto específico: enquanto a mãe devia se concentrar em uma tarefa, o filho devia esperar oito minutos antes de abrir o presente que tinha acabado de receber.
Em função de sua capacidade de tranquilizar e incentivar seu filho – um pouco estressado pela situação -, a mãe foi classificada como “fraco apoio”, “médio apoio” ou “forte apoio”.
Outra experiência foi realizada depois com as crianças em idade escolar, em outra situação estressante: o filho devia formar um quebra-cabeça com os olhos vendados, baseando-se apenas nas orientações da mãe.
Os scanners cerebrais mostraram que o hipocampo das crianças mais apoiadas se desenvolve duas vezes mais rápido que o das crianças menos incentivadas!
Além disso, o impacto mais importante do apoio materno foi medido nas crianças de 3 a 5 anos: ele é menor na idade escolar e no início da adolescência.
De acordo com Joan Luby, os resultados do estudo fornecem a primeira prova dos efeitos de longo prazo do apoio materno precoce no desenvolvimento do hipocampo.
A maior plasticidade do cérebro dos pequenos significaria que eles são mais sensíveis e mais impactados por suas primeiras experiências.
Assim, segundo os autores da pesquisa, é fundamental que as crianças contem com uma atenção específica e sejam sempre incentivados durante o período pré-escolar.
Fonte : Joan L. Luby et coll., « Preschool is a sensitive period for the influence of maternal support on the trajectory of hippocampal development », in PNAS, vol.113, n°20, 17 maio de
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
1 comentário para "Incentivar a criança ajuda no desenvolvimento do cérebro"
Faça um comentário
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Eu sempre incentivo as crianças ! Com parabéns ou muito bem , você é maravilho etc…eles gostam muito,chegam a vibrar de alegria.