Ginástica para o cérebro – Exercícios estimulam e aumentam a capacidade cerebral

Publicado em: 01/06/2009 | Última modificação em 26/02/2014 Por Supera

Com o intuito de exercitar o cérebro para aumentar a capacidade de retenção de conteúdos aprendidos, a Escola Supera criou um método de Ginástica para o Cérebro. O Método nasceu em novembro de 2005, após dois anos de muito trabalho e pesquisa conduzidos pelo engenheiro formado pelo ITA, Antonio Carlos Guarini Perpétuo e uma equipe de professores e pedagogos.

Fruto do sonho em contribuir efetivamente para a formação de seus filhos e da juventude brasileira para que se tornem adultos felizes, éticos, socialmente responsáveis, emocionalmente equilibrados e profissionalmente bem sucedidos. Saiba mais na matéria a seguir.

Conceito

O Método Supera é um curso livre, com um método próprio baseado em exercícios de lógica, na prática de cálculos através do ábaco – um instrumento milenar utilizado para esse fim – e atividades extracurriculares que ampliam o interesse, a capacidade de absorção e retenção de todo o conteúdo da grade escolar, não apenas em matemática, como também nas demais áreas de conhecimento.

O curso tem duração de um a três anos, dependendo da dedicação do aluno, e está dividido em dez níveis. As aulas são ministradas uma vez por semana com duração de duas horas. Nos níveis avançados, os alunos usam as habilidades adquiridas e, projetando um ábaco imaginário, passam a fazer os cálculos mentalmente, trabalhando o lado criativo do cérebro. Os professores são submetidos a vários testes antes de serem contratados. Depois passam por um treinamento intensivo e mesmo concluindo o curso, devem continuar praticando ginástica cerebral.

A finalidade do método é potencializar a capacidade cognitiva das crianças, jovens, adultos e melhor idade, aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. Segundo o seu idealizador, o Engenheiro Aeronáutico Antonio Carlos Guarini Perpétuo, “esta é uma verdadeira ginástica para o cérebro. É como preparar os músculos de um atleta para competições futuras”.

2009Supera e você na Disney

Como surgiu?

O Supera foi desenvolvido pelo Engenheiro Aeronáutico Antonio Carlos Guarini Perpétuo, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que estudou durante dois anos junto a uma equipe de professores e pedagogos para criar este método. Teve como base pesquisas da neurociência que comprovam que o cérebro quando estimulado desenvolve novas sinapses, pontos em que as extremidades dos neurônios se encontram, aumentando a capacidade de processamento do cérebro.

Além disso, enriqueceu seus estudos ao conhecer a cultura de países orientais como Índia, China e Japão, que possuem uma característica em comum: o uso do ábaco – um milenar instrumento de cálculo com provável origem na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos, e que tem demonstrado ser uma excelente ferramenta para exercitar o cérebro.

Ao perceber que seu filho apresentava dificuldades de concentração nas aulas, Antonio Carlos encontrou no ábaco, chamado pelos japoneses de soroban, os benefícios que poderiam solucionar este problema. Decidiu ocidentalizar sua prática e agregou outras ferramentas (desafios lógicos, jogos pedagógicos e dinâmicas em grupo) para tornar o método mais abrangente e completo.

Perspectivas trabalhadas

O Método trabalha o cérebro das pessoas em diversas perspectivas, visando o melhor uso do mesmo. São elas a criatividade, a concentração, o raciocínio, a segurança e autoestima, perseverança e disciplina, memorização, coordenação motora, foco, habilidade auditiva e hábito de estudar. Para isso, cinco ferramentas básicas são utilizadas: o ábaco, cálculo mental, as apostilas “Abrindo Horizontes”, dinâmicas em grupo e jogos. As aulas têm duração de duas horas semanais, com turmas de até 12 alunos. O ensino é individualizado e respeita o ritmo de aprendizado de cada aluno.

Ábaco

O ábaco é um instrumento milenar utilizado para realizar cálculos. No Supera, ele é empregado para exercitar o cérebro. Pode-se comparar o ábaco como a esteira da academia, na medida em que, por meio da prática dos cálculos e ditados, desenvolvem a concentração, velocidade de raciocínio, perseverança, segurança e autoestima, preparando o aluno para o cálculo mental.

Cálculo Mental

É uma forma de efetuar cálculos matemáticos sem usar qualquer meio físico ou externo, utilizando apenas a mente. Nos níveis avançados, os alunos usam as habilidades adquiridas e passam a projetar um ábaco imaginário na mente, trabalhando o lado direito do cérebro. Os números são convertidos em contas do ábaco na mente dos estudantes.

Abrindo Horizontes

As apostilas “Abrindo Horizontes” criadas pela equipe de profissionais da área educacional do Supera, privilegiam situações de aprendizagem que levam o cérebro a expandir seus limites,  desenvolvendo nos alunos uma capacidade superior de percepção.

Os exercícios contidos nas apostilas envolvem desafios matemáticos, soluções inteligentes e pensamentos laterais. Desta maneira, desenvolvem-se competências como raciocínio lógico, disciplina ao elaborar estratégias e grande capacidade em solucionar problemas de forma rápida e criativa, aptidões fundamentais para a vida escolar, pessoal e profissional.

Dinâmicas em Grupo

As Dinâmicas em Grupo têm a finalidade de desenvolver liderança, capacidade de expressão, segurança, auto-estima e relacionamento interpessoal. Também são trabalhados valores, colocando em discussão princípios como ética, honestidade, solidariedade, respeito ao próximo e responsabilidade social.

Jogos

Oferecem espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que os cercam, oportunizando vivências ricas e desafiadoras, adquirindo confiança na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais diante de situações problema.

Fonte: Revista Ciclo

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Ginástica para o cérebro – Exercícios estimulam e aumentam a capacidade cerebral"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.