GINÁSTICA CEREBRAL
Alimente seu cérebro com novidades

Publicado em: 07/01/2013 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Alimente seu cérebro com novidadesAs férias representam uma boa oportunidade para alimentarmos nosso cérebro com novidades, sair da rotina e fugir de qualquer preocupação que possa nos causar estresse. E se janeiro é um mês típico de férias, principalmente para quem tem filhos, o Supera vai dar algumas dicas de como descansar o cérebro, apesar da grande capacidade que ele tem de enxergar problemas até onde não há nenhum.

Supera e você na Disney

Para a neurocientista Suzana Herculano, a primeira dica de descanso verdadeiro é estabelecer um código de ética com você mesmo, evitando chateações, horários muito rigorosos, lista de afazeres e pensamentos preocupantes.

Isso significa reduzir o estresse, por exemplo, incluindo novidades em seu dia-a-dia. Ler um livro inesperado, praticar atividades físicas, conhecer o computador, um novo jogo de videogame, assistir a um programa diferente na televisão e ir ao cinema.

Quando o cérebro recebe a mensagem de que algo novo, interessante e positivo está acontecendo ou vai acontecer, os neurônios liberam dopamina, substância responsável pela sensação de bem-estar e prazer no nosso corpo.

Esta sensação de prazer que o cérebro registra nas férias nos motiva a continuar buscando coisas novas e até melhorar nossa capacidade de aprendizado. Mas é importante ter um grande leque de variedades, de coisas que podemos praticar pela primeira vez, como colocar a mão num piano, escrever um poema, pegar num taco de beisebol.

Para as crianças, isto pode ser uma forma inteligente de aproveitar as férias. Elas voltarão para a escola com mais vontade de aprender, principalmente se forem encorajadas ao realizar algo novo com sucesso. Os elogios, por exemplo, ativam o sistema de recompensas do cérebro, responsável pela liberação da dopamina.

Muitas atividades que podem parecer repetitivas para os pais, ainda são novas para os filhos, como montar um quebra-cabeça, jogar jogo da velha, damas, xadrez, amarelinha, queimada, pega-pega e esconde-esconde, mesmo que seja dentro de casa ou no prédio.

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados