Festas de fim de ano e o Natal para os idosos

Publicado em: 15/12/2022 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

O Natal para os idosos representa singular momento dentro do contexto anual. Ao longo da vida, os indivíduos se envolvem num processo permanente de construção e reconstrução de laços (entre amigos(as), familiares, comunidade e vida estudantil e profissional) que lhes asseguram a proteção frente a riscos e, principalmente, no reconhecimento de sua própria identidade.

Nesse contexto, de acordo com estudiosos como Argimon e Vitola em 2009, a família é uma das principais fontes de satisfação das necessidades do ser humano, pois é, no contexto familiar, onde ocorrem as primeiras trocas de afetividade, como o amor, que marcarão, positivamente ou negativamente, a pessoa em suas relações dentro e fora do contexto familiar.

Natal para os idosos

            É primordial ressaltar que a família representa, dentro do contexto do Natal para os idosos, uma das instituições mais importantes e eficientes, tanto para o bem-estar dos indivíduos como na redistribuição de recursos, sendo considerada como uma mediadora da relação entre os indivíduos e o Estado, na medida em que redistribui, de forma direta ou indireta, os recursos recebidos.

O Natal para os idosos

Desse modo, com o controle recente da pandemia que gerou o isolamento social entre as gerações, as festas de final de ano são estratégia para retomar e fortalecer o vínculo que se enfraqueceu ou não com o distanciamento social.

Logo, as festas de final de ano serão uma oportunidade para relembrarmos momentos felizes, assim como ressignificarmos momentos de sofrimento e acontecimentos tristes que ocorreram ao longo do ano em um mundo ainda em pandemia.

Natal para os idosos

            Não se pode esquecer, no contexto do Natal para os idosos, que se reunir com a família em casa para muitas pessoas idosas que moram sozinhas, acontece apenas em datas comemorativas, assim tais datas são essenciais para a manutenção e fortalecimento de vínculos, além de serem momentos importantes para contar e saber sobre as novidades, como o nascimento de netos, bisnetos, assim como conhecer outras pessoas da rede de relacionamento de parentes, como namorados(as), noivos(as) e amigos(as).

Contudo, nem toda família é igual, mas percebemos que a maioria comemora em conjunto, mesmo com divergências e algum conflito entre eles.

Nesse caso, mostrar para o idoso o vínculo familiar que possui e que se pode contar traz alegria, bem-estar psicológico e social, além de senso de pertencimento.

            Por fim, evidencia-se que estratégias que fortaleçam os vínculos e o apoio da pessoa idosa são de suma importância, podendo variar de ligações em vídeo chamada, refeições em conjunto ou festas presenciais, onde haja a oportunidade de se encontrar para conversar, dividir e criar novas memórias e, é claro, divertir-se em família.

Assinam este artigo:

Graciela Akina Ishibashi

Estudante de Graduação do curso de bacharelado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Realizou estágio no Centro Dia Bom Me Care entre os anos de 2019 a 2020. Atualmente faz estágio na área de pesquisa em treino cognitivo de longa duração pelo Instituto SUPERA – Ginástica para o Cérebro. Tem interesse na área de estimulação cognitiva com jogos. Já foi voluntária na Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP, atual USP60 + nas oficinas de origami, dança sênior e letramento digital.

Tiago Nascimento Ordonez

Gerontólogo e mestrando em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Especialista em Estatística Aplicada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) de São Paulo. Pós-graduando do MBA em Data Science e Analytics na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atualmente atua como gerontólogo e coordenador de banco de dados do estudo “A eficácia de um programa de estimulação cognitiva com componentes multifatoriais na cognição e em variáveis psicossociais de idosos sem demência e sem depressão: um ensaio clínico randomizado e controlado”, fruto da parceria entre EACH-USP, Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e o Supera Instituto de Educação.

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva

Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É assessora científica e consultora do Método Supera.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 2 comentários

2 comentários para "Festas de fim de ano e o Natal para os idosos"

Faça um comentário

  • LUCILIA F SANTOS disse:

    Artigo muito bom. Me mobilizou para procurar meus irmãos.
    Tenho 75 anos , uma filha casada e 2 netos de 13 anos.

  • Ilma Cruz disse:

    A Matéria foi muito importante pra mim, minha mãe tem 86 anos com Parkinson e pensa muito no passado. Eu Já tenho 65 anos e muitas vezes acabo perdendo a paciência com ela.

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.