Falta de atenção é a principal causa de acidentes

Publicado em: 18/06/2014 por: Barbara

Falta de atenção é a principal causa de acidentes

De acordo com o Centro de Tecnologia Allianz (Allianz Center for Tecnlogy – AZT), instituto de pesquisa da Alemanha, a falta de atenção é a principal causa de acidentes no trânsito. A maioria dos motoristas ao tentar fazer duas tarefas ao mesmo tempo, como mandar SMS e estar à frente ao volante, acabam fazendo parte das estatísticas.

A pesquisa realizada pela instituição aponta que 40% dos entrevistados fazem ligações telefônicas enquanto estão dirigindo. Ao mesmo tempo, 60% admite que este é um dos principais riscos no trânsito. Quando isso acontece, as chances de sofrer um acidente aumentam de 2 a 5 vezes.

Supera e você na Disney

Os especialistas envolvidos na pesquisa afirmam que enviar mensagens de texto ao volante pode ser ainda mais perigoso, pois os olhos, mãos e a mente estão envolvidos. Um em cada três motoristas leem SMS enquanto dirigem, sendo que 43% já haviam sofrido algum acidente nos últimos três anos.

Usar o celular no trânsito é proibido por lei, de acordo com o Art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro. Mesmo assim muitos não respeitam a norma e subestimam o perigo de se distrair.

O celular não é o único vilão, existem outras fontes de distração que não damos importância, mas que também podem nos prejudicar, como cuidar do bebê no banco de trás, olhar os animais de estimação, ou procurar algo que caiu embaixo do banco.

No programa Malhando a Cuca do SUPERA, especialistas falam que pessoas que reprovaram em testes de habilidades cognitivas tem 25% de chances de se envolverem  em acidentes. Daí a importância de praticar ginástica cerebral.

A ginástica cerebral melhora a atenção concentrada, habilidade de se concentrar em alguma coisa enquanto excluímos outras que estão à nossa volta.

Saiba quais habilidades são mais utilizadas quando estamos ao volante:

–  Visuo espacial: capacidade de perceber distância, profundidade e posicionamento de um objeto no espaço;

–  Raciocínio: o motorista precisa tomar decisões rápidas e desenvolver o raciocínio lógico com ginástica cerebral é a saída para melhorar esta habilidade;

–  Coordenação motora: as ferramentas utilizadas nas aulas de ginástica cerebral do SUPERA estimulam o aprimoramento desta habilidade.

Exercitar o cérebro vai melhorar as percepções espaciais enquanto estiver ao volante. Porém, para evitar acidentes não abuse da sorte e deixe o celular na bolsa.

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados