Exercícios para o cérebro podem estimular raciocí­nio

Publicado em: 31/08/2008 | Última modificação em 26/02/2014 Por Supera

De cruzadas a games sofisticados ajudam a deixar a mente afiada

Agência BOM DIA

Concentrou, alongou, respirou fundo? Vai começar a ginástica. Não, não se trata de exercício físico, como musculação, caminhada ou corrida. Trata-se de outro tipo de malhação: a do cérebro.

A ciência já constatou que existem diversos exercícios que deixam a mente sempre afiada, ágil, esperta. Desde inocentes palavras-cruzadas e quebra-cabeças até games customizados e sofisticados.

A explicação é simples. “Quanto mais sinapses você cria, mais possibilidade de raciocínio rápido você tem. E todos esses joguinhos estimulam isso”, diz Henrique Ramos, diretor editorial das revistas Coquetel, do grupo Ediouro.

Mas há outros. O Método Supera, por exemplo, é uma rede de escolas de ginástica para o cérebro. Criada em 2005 pelo engenheiro Antonio Carlos Guarini Perpétuo, a metodologia usa o ábaco – instrumento milenar chinês feito de madeira e bolinhas que deslizam, permitindo a contagem por intermédio de fileiras que representam unidades, dezenas e centenas – e de outros exercícios de lógica e relacionamento pessoal para agregar competências a qualquer profissional.

2008Supera e você na Disney

“À medida em que você trabalha as operações matemáticas e o cálculo mental, você realmente desenvolve concentração, foco, velocidade de raciocínio. Assim, estamos desenvolvendo uma pessoa que sabe resolver problemas de forma inovadora e criativa”, afirma Perpétuo.

Em geral, os alunos freqüentam a escola uma vez por semana, durante duas horas. Na primeira parte, praticam quatro operações básicas com o ábaco e cálculos mentais. Na segunda, “brincam” com jogos e o módulo específico chamado “Abrindo os Horizontes”, criado por Perpétuo para ampliar a percepção. A partir do segundo mês, são realizadas dinâmicas de grupo, para desenvolver o lado pessoal.

Os módulos também podem ser feitos in company (contratados para uma empresa específica). Democrática, a aula é para todos, sem distinção de idade ou nível intelectual.

“O que percebemos é que em torno de 40 horas de treinamento o profissional já sente diferença no dia-a-dia dele, no trabalho dele. E o mais interessante é que o curso é indicado tanto para o chão de fábrica quanto para o nível gerencial, porque aumentando foco e até mesmo habilidade motora, a gente aumenta produtividade e ainda reduz acidentes de trabalho”, garante Perpétuo.

Para Ramos, da Ediouro, passatempos podem ser usados de maneira dinâmica, criativa e, acima de tudo, estratégica. Com clientes como Globosat, Colgate-Palmolive e Bradesco na lista, Ramos garante que muitas empresas já usam desta ferramenta para testes de seleção e recrutamento, para aprimorar comunicação interna e externa e para estimular a criatividade dos colaboradores.

“Muitas empresas aplicam raciocínios lógicos no processo de seleção de profissionais. Aqui mesmo, na Ediouro, nós fazemos assim. Porque buscamos talentos, e para detectar competências você deve usar todas as ferramentas. No mercado você tem que encontrar pessoas capazes de enfrentar desafios e de ter novas idéias, e os passatempos são ótimos para isso”, afirma.

Fonte: Rede Bom Dia

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Exercícios para o cérebro podem estimular raciocí­nio"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.