Disciplina e saúde mental

Publicado em: 26/03/2014 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Disciplina e saúde mental

Gestora Pedagógica SUPERA Uberlândia

Gestora Pedagógica
SUPERA Uberlândia

Sempre que pensamos em disciplina nos vem à mente o conceito pejorativo do termo, relacionado à submissão e obediência. Isso ocorre em função das concepções culturais e sociais do contexto no qual vivemos e nos constituímos. Nesse momento, convido você a pensar sobre outra perspectiva.

O conceito “disciplina”, se pensado enquanto “autodisciplina”, é uma excelente ferramenta de desenvolvimento pessoal, pois aprimora a consciência de nós mesmos e de nossos objetivos; o foco e a persistência nas ações que nos impulsionam a alcançá-los. Portanto, algo extremamente positivo e necessário para nossa saúde mental e física.

2014Supera e você na Disney

Para construir autodisciplina precisamos, primeiramente, aperfeiçoar nosso autoconhecimento. É imprescindível que nos conheçamos, que olhemos de frente para nossas potencialidades e limites e, a partir daí, descortinemos nossos objetivos, traçando ações consistentes e coerentes com os enfrentamentos e desafios diários. Nossa vida é constituída de desafios. Olhar para eles como instrumentos imprescindíveis ao nosso crescimento e amadurecimento é o primeiro passo para crescermos.

Esse olhar é essencial, mas sozinho não nos levará longe. Para alcançarmos nossos objetivos em relação a uma vida de qualidade, com saúde mental e física, devemos conciliar a autodisciplina a duas posturas importantíssimas: decisão e atitude. Decisão para priorizar e delinear as melhores ações de acordo com nossos objetivos. Atitude para que tais decisões não fiquem no mundo das ideias e tomem forma. Assim, de fato, conseguiremos agir e transformar.

Na medida em que nos colocamos na condição de autores, sujeitos de nossa própria história, assumimos responsabilidades. É fato que somos seres sociais e, portanto, nos constituímos nas interações estabelecidas com os outros sujeitos. Contudo, para interagir, precisamos de uma identidade fortalecida. Perceba que são interações, via de mão dupla que envolve as inteligências intra e interpessoal. Nelas aprimoramos nossas relações conosco mesmos e com os outros.

Então, liguemos esses fios à trama inicial do texto: o autoconhecimento é construído ao longo de nossas vidas e seu aprimoramento depende de nossa autodisciplina. Com ela, conseguimos de fato conquistar mudanças. Controle mental e foco no alcance de nossos objetivos é autodisciplina. Com ela não desviamos de nossos propósitos e valores e fortalecemos a autoconfiança, imprescindível aos enfrentamentos do dia-a-dia.

O cérebro pode ser nosso maior amigo, mas também pode ser nosso maior inimigo. Se o alimentamos com ideias positivas, autoconhecimento e autoconfiança, ele direcionará nossas ações nessa perspectiva. Se, ao contrário, nossos alimentos são o pessimismo e o sedentarismo físico e mental, estamos com problemas e devemos resolvê-los o quanto antes.

Agora, convido você a realizar o seguinte exercício: olhe-se atentamente, com carinho. Observe suas potencialidades, suas fragilidades, seus sonhos, projetos, medos, seguranças… Em seguida, pergunte para si mesmo: o que mais me agrada nessa pessoa? O que não me agrada? Gosto do que vejo? Por quê?

A partir daí, tome decisões. Aprimore o que gostou de ver. Trace caminhos para trilhar em busca da realização de seus projetos, passo a passo. Olhe de frente para o que não gostou de ver e tome atitudes de superação. O fato de você fingir que o problema não existe não o desfaz; ao contrário, ele pode crescer e se fortalecer ao ser negado.

Portanto, saúde mental e qualidade de vida exigem decisão e atitude com autodisciplina, que nos permite ser fortes e focados nas ações para superação. Crescer exige assumir-se, gostar de si e transformar-se. Crescer exige autodisciplina.

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Disciplina e saúde mental"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.