Dicas para aumentar seu potencial de memorização

Publicado em: 24/10/2018 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Dicas para aumentar seu potencial de memorização - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Confira os principais motivos que podem causar problemas de memórias e dicas para aumentar o poder de memorização

Por Thaís Bento Lima

O primeiro passo para melhorar a capacidade de memorização, é observar os episódios de esquecimento, tentando compreender porquê ocorrem.

Os motivos podem ser os mais variados; como a pouca atenção à informação a ser gravada, uma noite de sono mal dormida, ansiedade, presença de sintomas de tristeza, déficits de concentração de vitaminas, como a vitamina B12, quadros clínicos não tratados como o hipotireoidismo, a diabetes mellitus e a hipertensão arterial. Todos esses fatores podem gerar dificuldades de memorização de uma informação recente.

Por isso, veja algumas dicas e recomendações para melhorar o seu desempenho de memória:

  • Seja ativo. Não espere que sua memória funcione automaticamente.
  •  Preste atenção ativamente. Observe os detalhes.
  •  Use as estratégias de memorização. Exemplos: anotar recados, fazer lista de compras, fazer associações para memorização de senhas e nomes de pessoas. Se possível, use mais do que uma estratégia de memorização.
  •  Pense e decida quais são as estratégias mais apropriadas para cada desafio.
  •  Torne-se mais consciente de cada estágio do processo de memorização.
  •  Quando esquecer aonde guardou algum objeto ou esquecer de terminar alguma coisa, procure identificar aonde poderia ter ocorrido a falha: na atenção, na gravação, na estocagem ou no resgate da informação.
  •  Analise as estratégias que você já usa. Avalie se são eficientes ou não. Pense em maneiras de torná-las mais eficazes ou então, tente estratégias novas.
  •  Não espere resultados imediatos das estratégias de memorização. Você precisa de um certo tempo para aprender a usá-las de maneira eficiente.
  •  Organize sua casa, seu escritório, suas contas, sua vida pessoal. Isso libera espaço na mente, gerando menor sobrecarga mental. Esse espaço será utilizado para a memorização de coisas mais importantes.
  •  Faça amplo uso das estratégias de organização ambiental. Exemplos: uso da agenda, do calendário, do caderno de recados, dos lembretes na geladeira, uso de relógios e despertadores (para lembrar-se de medicamentos, compromissos, etc).
  • Evite o desenvolvimento de doenças crônicas vasculares. Porém, caso tenha o diagnóstico de uma doença crônica vascular, faça adesão ao tratamento e a mantenha controlada.

Hoje na ciência, temos comprovações e evidências de que a nossa capacidade de memorização melhora quando recebemos informações externas e internas. As informações externas são aquelas que fazem parte do ambiente que nos cerca, como bilhetes, mensagens, agendas. As internas dizem respeito à criação de imagens mentais e sua associação às tarefas que temos que cumprir, como criação de pequenas histórias para memorização de tarefas para cumprir.

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Por isso, com base nas dicas informadas, tente aos poucos aplicar na sua rotina algumas das recomendações citadas e observe que as melhoras no desempenho de memória acontecerão gradativamente.

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Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do SUPERA Ginástica para o Cérebro

 

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