GINÁSTICA CEREBRAL
Cuide do cérebro e afaste as doenças

Publicado em: 05/09/2012 | Última modificação em 10/09/2012 Por Supera

Equipe de Jornalismo Supera* – 10/09/2012 Cuide do cérebro e afaste as doenças O cérebro é o órgão do corpo humano que coordena todas as funções do corpo. A saúde cerebral garante plena atividade e funcionamento. Porém, algumas doenças podem vir a atacar áreas especificas do cérebro, causando males que afetam o corpo como um todo. Algumas atividades simples podem trazer excelentes resultados para a saúde do seu cérebro, tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças, como as perdas de memória e até o Alzheimer. Neuropsiquiatras e terapeutas vêm pesquisando como jogos educativos, como o sudoku e o tangran podem ajudar a manter a saúde cerebral. O mal de Alzheimer, por exemplo, é uma doença degenerativa que atinge cerca de 1 milhão de brasileiros.

2012Supera e você na Disney

É uma doença que, em sua maioria, aparece em idosos com mais de 60 anos e não há cura total para este mal. Porém, o tratamento visa melhorar a qualidade de vida do portador, retardar o declínio cognitivo, amenizar os sintomas e controlar as alterações de comportamento.

O tratamento consiste em estimular o cérebro de diversas maneiras. Uma destas formas são as neuróbicas. São exercícios que propõe coisas novas ao cérebro do idoso. Tentar memorizar uma lista de compras, utilizar o relógio no pulso não habitual, aprender uma palavra nova por dia são exemplos de neuróbicas. O paciente dá cada vez mais informações ao cérebro e, assim, ele fica sedento por novas informações. Ou seja, quanto mais você exercita o cérebro, mais ele quer ser exercitado, criando novas ligações entre os neurônios.

Em todas as idades, também há os ‘famosos’ lapsos de memória. Esquecer as chaves, não lembrar o que estava indo fazer na cozinha ou esquecer o próprio número do telefone também podem ser respostas de um cérebro sem treinamento, que já está tomado pelo sedentarismo e pelo comodismo. Não se lembrar de nomes de pessoas, coisas que você fez ou comeu apontam que seu cérebro está preguiçoso e que a ginástica cerebral resolveria grande parte deste problema. A ginástica cerebral também serve para prevenir estes esquecimentos.

Outra dica importante para garantir que o cérebro fique saudável é uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.  Assim, você conserva por mais tempo a sanidade do seu cérebro e vive com mais qualidade de vida.

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "GINÁSTICA CEREBRAL
Cuide do cérebro e afaste as doenças"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.