Criatividade e inovação sob o olhar da neurociência

Publicado em: 03/09/2014 por: Barbara

 

Criatividade e inovação: tire o cérebro da zona de conforto

neurociência

Neurocientista e consultora do SUPERA, Carla Tieppo

Criatividade e inovação: de todas as capacidades humanas aquela que mais nos diferencia dos outros animais é nossa capacidade criativa. É por causa de nossa criatividade que descobrimos formas de fazer algo diferente e mais eficientemente todos os dias.

Mas por que algumas pessoas parecem mais criativas que outras? Isso é ainda um mistério para a ciência.

Fatores fundamentais para estimular a criatividade

  • Primeiro, nosso estado emocional. Precisamos nos sentir confiantes e motivados e essa confiança vem de bons resultados que atingimos, sendo assim, precisamos nos permitir tentar para acertar ou errar.
  • Não podemos nos sentir ameaçados. Um ambiente ameaçador ativa áreas no nosso cérebro que vão ativar comportamentos de preservação e nestas situações é muito mais fácil usarmos estratégias antigas do que criar novas soluções.
  •  O medo de perder o emprego ou repetir de ano são inimigos da nossa criatividade. Se quisermos mesmo ser criativos, precisamos dar tranquilidade ao nosso cérebro para que ele possa criar.
  • A nossa motivação está diretamente relacionada com o quanto gostamos do que estamos fazendo e das recompensas que conseguimos quando atingimos nossos objetivos. Estas recompensas vão desde elogios até melhores salários. Mas nós mesmos podemos melhorar nossas recompensas se estivermos atentos e valorizarmos nossos esforços e resultados.

    criatividade e inovação

    Para neurocientista, criatividade e inovação podem ser estimuladas

    Supera e você na Disney

Além dessas questões emocionais, a criatividade também é muito maior em situações em que temos grande experiência, conhecimento e temos coisas novas na cabeça para estimular novos pensamentos. Assim, estudar sobre diferentes assuntos e treinar a agilidade mental pode ajudar muito a fazer novas conexões.

Viver situações diferentes com pessoas que pensam, agem e conhecem coisas diferentes de você pode ser muito bom para a sua criatividade. Porque um resultado inovador e criativo vem de novas conexões que seu cérebro faz entre coisas que antes não estavam conectadas daquela forma.

Ser criativo é ter pensamentos ágeis, ser curioso e motivado e ter a cabeça tranquila.

 

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados