Como ter mais criatividade – ainda neste ano

Publicado em: 16/11/2021 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Vista como peça-chave para recolocação profissional e desenvolvimento pessoal, a criatividade pode ser desenvolvida ao longo da vida. No Dia da Criatividade , entenda como este processo acontece.

Uma das principais habilidades humanas que nos separam dos animais é a criatividade. A boa notícia é que ela pode ser exercitada e adquirida com o passar dos anos.

Na prática, um cérebro criativo possui uma grande capacidade não apenas de pensar, mas, sobretudo, de conectar ideias entre muitas regiões do cérebro.

Como ter mais criatividade - ainda neste ano - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

“O que acontece no cérebro em um processo criativo? Uma grande bagunça de conversas entrecruzadas entre muitas áreas neuronais. Quanto mais interconectado o cérebro, melhor o efeito de modificar, desmontar e montar de novo tudo que é visto”, explicou a neurocientista do SUPERA – Ginastica para o cérebro, Livia Ciacci.

Eu, mais criativo?

Diferentemente do que se pensa, a criatividade aguçada não é um privilégio de crianças e adolescentes e está implícita em nosso dia a dia.

Se você se imaginou mais criativo ao ler esse texto, logo, você é capaz de ser mais criativo, porque a criatividade está diretamente ligada a capacidade de imaginar.

E o que separa um adulto de uma criança criativa? As crianças são tidas como portadoras da criatividade mais natural e autêntica, porque estão motivadas ao máximo pela sua curiosidade sobre o mundo e não tem medo de usar sua imaginação para interpretar tudo à sua volta.

Como ter mais criatividade - ainda neste ano - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Novidade, variedade e grau de desafio crescente

Podemos pensar o desenvolvimento da criatividade – e consecutivamente resolução de problemas, um pensamento inovador e disruptivo, como um cérebro que se coloca em constante rota de novidade, variedade e grau de desafio crescente.

“O cérebro se torna criativo ao máximo quando troca a segurança pela surpresa, a rotina pelo desconhecido, o que implica em risco. É impossível criar algo original tendo certeza do seu resultado. Essa tolerância ao risco e predisposição de aprender com os erros são essenciais e podem ser desenvolvidos. Alimentar o cérebro de referências e repertórios variados e usar a imaginação para combinar tudo de todos os jeitos possíveis é uma receita válida”, detalhou Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro.

Como ter mais criatividade - ainda neste ano - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

O treino cognitivo para ter mais criatividade

Mesmo conforme envelhecemos, o pensamento flexível treinado estimula a plasticidade e criação de novas rotas. O passado e as experiências sendo consideradas como repertório de combinações, a ousadia de imaginar muitos cenários e assumir os riscos dos testes fracassados, porém cheios de aprendizados.

“Evitar a repetição é o que fazemos desde que nos entendemos como sociedade, seres humanos buscam novidades. Mas há o equilíbrio, porque não queremos viver num loop infinito de dias e coisas iguais, mas também não queremos acordar e ver que todos os softwares do computador estão funcionando diferente – há um meio termo entre reconhecer e desvendar”, lembrou Livia.

Como ter mais criatividade - ainda neste ano - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Neste sentido, a ginástica para o cérebro contribui diretamente em dois pontos:

  • Melhora o desempenho das operações básicas de atenção, memória e raciocínio lógico – essenciais na hora de reter informações ou fazer combinações mentais de novas possibilidades;
  • Trabalhar a metacognição, ou seja: a capacidade de ter consciência dos próprios processos mentais – essencial para compreender os passos que levam ao desenvolvimento de uma ideia genial ou resistir a tentação de desistir na primeira dificuldade;

Como quase tudo na vida, a criatividade também pode ser construída, e requer paciência. Confira 6 dicas para melhorar essa característica hoje:

Como ter mais criatividade - ainda neste ano - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
  • Um bom hábito é não se satisfazer com a primeira ideia, pois a primeira resposta do cérebro será sempre a mais fácil e mais comum. Se precisa de uma solução criativa, se esforce para arrancar das suas redes neurais o máximo de combinações possíveis – o volume aqui é muito importante!
  • Tentar criar uma possibilidade alternativa para tudo à sua volta pode ser divertido e estimula a flexibilidade mental;
  • Seja curioso. Ás vezes a combinação ideal para resolver um problema de informática pode vir de uma situação inusitada;
  • Passe um tempo sozinho, focado no tema que quer desenvolver. Estudo é vital;
  • Pense muito, assuma a postura de iniciante, como se fosse uma criança vendo o assunto pela primeira vez;
  • Converse sobre sua ideia, o lado social é importante para o cérebro e o ponto de vista diferente pode te fazer enxergar outras possibilidades.

Interessante não é mesmo? Clique AQUI e agende sua aula grátis no SUPERA

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 3 comentários

3 comentários para "Como ter mais criatividade – ainda neste ano"

Faça um comentário

  • Camilo disse:

    As orientações desses posts são muito interessantes e educativas .
    Já tenho como hábitos algumas dessas dicas e outras eu as tomo como novas iniciativas…

  • Excelente esse conteudo. Nós dá diversas orientações para um envelhecimento mais saudável . disse:

    Muita gratidäo por abrir nossos olhos para focar mais em nossa alimentação, nos exercícios físicos, em atividades voltadas para atenção visual, física.mental e até comportamental.
    Gratidão à USP e todos os colaboradores do Programa 60 + ;
    Gratidão à Plataforma SUPERA, brilhante em seus exercícios atraentes para manter nosso cérebro, já cansado, em atividades saudáveis

  • Leila Pastorelli disse:

    Adorei…

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.