SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Como o poder da gratidão impacta nosso cérebro

Estamos em um momento delicado no mundo; a pandemia, o isolamento social, a quebra da rotina, a saudade dos amigos e família, o medo constante…esse turbilhão de fatos e sentimentos que nos fazem pensar e refletir no real valor que devemos dar à vida e às pessoas que amamos. Diante de situações tão difíceis e delicadas, fica difícil pensarmos em como expressarmos nossa gratidão. Mas você já parou para pensar nas inúmeras coisas que devemos agradecer, só no dia de hoje?

Como o poder da gratidão impacta nosso cérebro - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Sentimentos de gratidão e pensamentos positivos são capazes de gerar transformações em nossas conexões cognitivas; saiba mais

Hoje, você que está aí do outro, está tendo a oportunidade de ler esse texto, muito provavelmente de algum computador ou celular, com Internet, com acesso a informação, com possibilidade de compartilhar com amigos, com saúde e com mais um dia produtivo pela frente. Olha só, quanta coisa para agradecer!

E se as coisas não estão caminhando do jeito que gostaríamos, temos o amanhã para recomeçar. Ser grato é ter a certeza de que tudo que temos à nossa frente, no presente momento, seja o suficiente para nos sentirmos privilegiados. Além da sensação de bem-estar que os pensamentos positivos geram, você sabia que expressar o sentimento de gratidão é capaz de gerar impactos significativos no nosso cérebro e no nosso corpo?

Em entrevista, o neurologista da USP e especialista em neurologia cognitiva, Fabiano Moulin mostra os principais impactos da gratidão: “Valorizar o que temos estimula nosso cérebro, reduz a pressão arterial – pessoas mais gratas têm uma pressão arterial menor e têm menos risco de enfarto e AVC -, libera mais hormônios, como a ocitocina, que melhora as nossas interações sociais, aumenta a produção de neurotransmissores no cérebro, que têm a ver com a felicidade, garantindo mais foco e melhor tomada de decisões”, diz o médico.

Além disso, pesquisas também comprovam a importância do exercício diário da gratidão. De acordo com Centro de Pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA), ser grato regularmente provoca uma mudança na estrutura molecular do cérebro, tornando-nos mais felizes e saudáveis. A felicidade afeta diretamente o Sistema Nervoso Autônomo Central, nos deixando mais calmos, menos reativos e menos resistente às mudanças.

Um estudo feito por Robert Emmons, da UCLA, demonstrou ativamente os efeitos da gratidão. O pesquisador dividiu alguns voluntários em três grupos: um grupo ficou com a tarefa de registrar diariamente os motivos pelos quais eram gratos, outro grupo registrou as coisas que causavam incômodo e o último grupo, registrou eventos neutros. A atividade foi feita por 10 semanas.

Ao final do estudo, os participantes do grupo da gratidão se sentiram 25% melhores ao longo dos dias e se sentiram mais dispostos, exercitando-se, em média, 1 hora e meia a mais. Além disso, os participantes se mostraram muito mais aptos a oferecerem um suporte emocional às pessoas que faziam parte do círculo social.

Um artigo do jornal científico NeuroImage, publicado a partir de um estuto feito pela Universidade de Indiana, também demonstra que o exercício da gratidão a partir da escrita diária gera mais atividade cerebral e diminui sintomas de ansiedade e depressão.

Mas por onde começar?

Sim, sabemos que não é fácil! Tem dias que tudo que fazemos é reclamar e imaginar como seria nossa vida se tivéssemos um carro diferente do nosso, um salário maior, um emprego diferente, se tivéssemos um corpo diferente, se tivéssemos estudado mais… tantas suposições, sem viver o presente, o aqui e o agora.

Para viver os efeitos da gratidão, não tem mistério e podemos começar agora. Propomos alguns desafios, que podem te ajudar a se sentir mais feliz e satisfeitos, com sentimentos de positividade e felicidade. Nada melhor do que colocar estarmos plenos e conscientes da importância de nos sentirmos bem, para conquistarmos tudo que queremos. Vamos lá?

E aí, vamos começar?

Achou nosso conteúdo interessante? Então clique aqui para agendar uma AULA GRÁTIS e conheça o Método SUPERA na prática!

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa e Comunicação SUPERA

Sair da versão mobile