Como disciplinar o cérebro em cinco passos

Publicado em: 01/08/2022 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Como disciplinar o cérebro é um dos maiores desafios da atualidade. Afinal, nem sempre temos a disposição necessária para realizar todas as tarefas do dia. Isso se torna um problema quando não existe a possibilidade de deixar algo para depois, ou seja, quando procrastinar não é uma opção.

Se você não tem disciplina o suficiente para realizar suas tarefas, não se preocupe, pois o nosso cérebro pode ser treinado para isso, sabia? Vamos conferir como isso acontece a seguir.

Como disciplinar o cérebro

O nosso cérebro muda

Você sabia que nosso cérebro pode se modificar? O termo científico para isso é conhecido também como neuroplasticidade, ou seja, a capacidade que o nosso cérebro tem de se modificar quando estimulado de maneira adequada.

Talvez você esteja se perguntando: por que eu preciso mudar o meu cérebro? Quais são os benefícios disso? A resposta para essa pergunta é, na verdade, bem simples. Uma vez que exercitamos esse órgão tão importante, ele se torna mais eficiente, melhorando nossas funções cognitivas, isso envolve:

  • Melhora da memória;
  • Melhor desempenho do raciocínio lógico;
  • Mais agilidade na execução de tarefas;
  • Mais facilidade na resolução de problemas;
  • Mais criatividade e diversos outros benefícios que você pode conferir clicando aqui.

Se ele pode ser treinado para qualquer coisa, então podemos também treinar o cérebro para ter mais disciplina, confira 5 passos para isso a seguir:

Como disciplinar o cérebro

Como disciplinar o cérebro em cinco passos

Antes de mais nada é preciso entender que o caminho para ter mais disciplina nem sempre é fácil, mas uma vez adquirida essa habilidade, ela pode ser aplicada para uma ampla variedade de situações, como por exemplo se exercitar todos os dias ou estudar diariamente, e ter uma alimentação mais saudável, no geral, tudo aquilo que envolve algum hábito e que temos certa dificuldade para realizar. 

Você pode encontrar a sua própria forma de se disciplinar, mas também pode conferir as nossas dicas para isso logo abaixo.

1) Como disciplinar o cérebro: identifique o que te impede de se concentrar

Se você tem problemas com a disciplina, o primeiro passo para resolver o problema é identificar quais são as coisas que desafiam a sua capacidade de iniciar e finalizar uma tarefa.

Algumas pessoas têm dificuldade quando estão em locais cheios, outras tem problemas com ambientes barulhentos e uma parcela ainda mais considerável acham desafiador apenas começar determinada tarefa. Identifique qual é o seu desafio antes de tentar resolvê-lo.

2) Abstenha-se das distrações e apenas comece

A falta de disciplina para iniciar uma tarefa e, posteriormente, de concluí-la, muitas vezes é fruto da ausência de empenho e organização das atividades. Pode ser também em função das distrações que citamos ali em cima.

Talvez seja óbvio recomendar que você se empenhe para concluir sua tarefa, mas o que talvez não seja tão óbvio para você é que ao encerrar uma determinada atividade o seu cérebro fica feliz com isso, pois ele pode fabricar gratidão! Isso acontece por meio da liberação de um neurotransmissor chamado dopamina, também conhecido como hormônio do prazer.

Ficou curioso? Saiba mais clicando neste artigo, Não tem nada melhor que a sensação de finalizar algo importante, lembre-se disso quando precisar de motivação.

Feche todas as guias do seu computador, mantenha o celular distante se essa for também uma fonte de distração e evite qualquer coisa que possa levá-lo para o caminho errado.

3) Faça um planejamento de seus projetos

Crie e organize um cronograma de todas as suas tarefas do dia ou da semana. Estipule um prazo para cada um de seus compromissos e deveres e determine o tempo que você irá se dedicar a cada um deles.

Com os objetivos em mente, o caminho para a disciplina vai ficando cada vez mais curto.

Como disciplinar o cérebro

Realize uma tarefa por vez

“Desconfie daquele amigo que jura ser capaz de conversar com alguém ao mesmo tempo que não desgruda do celular. Ele certamente não está prestando atenção no que você está falando.”

Parece uma conversa comum, mas tem muito mais ciência por trás desta frase do que pode parecer. O autor dela é Jean Philippe Lachaux, um neurocientista francês que, por meio de suas pesquisas, mostrou que não podemos realizar duas coisas ao mesmo tempo.

Segundo ele, existem duas maneiras de realizar uma tarefa: a primeira delas é fazer duas coisas ao mesmo tempo, sendo que uma delas deve ser automática, como ouvir música enquanto dirige. Mas quando fazemos duas atividades em que ambas precisam de atenção, como checar e-mails durante uma reunião, exige que você alterne rapidamente o foco, e nem sempre isso funciona.

Então esqueça a ideia do cérebro multitarefa em atividades que exijam atenção plena, realize seus afazeres um por vez.

4) Como disciplinar o cérebro: busque desenvolver concentração

A concentração é uma das formas para realizar tarefas sem interrupções. Hoje em dia existem diversas técnicas e meios para adquirir mais foco e concentração no dia a dia.

Algumas pessoas, inclusive, investem na técnica de Pomodoro para concluir uma tarefa de forma plena e satisfatória. Neste artigo você confere uma matéria completa sobre o que é e como utilizar a técnica pomodoro no seu dia a dia.

Invista em jogos, palavras cruzadas e outras atividades individuais para exercitar sua capacidade de se concentrar em algo sozinho.

5) Pratique a disciplina diariamente

Assim como qualquer habilidade, a disciplina deve ser exercitada dia após dia. Você pode explorar essa capacidade em diferentes atividades do seu dia, como por exemplo se propor a fazer exercícios por 5 ou 10 minutos, ler um determinado número de páginas diariamente ou fazer uma caminhada por um tempo também determinado.

Com esses seis passos para disciplinar o cérebro logo logo você realizará suas atividades com muito mais performance.

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "Como disciplinar o cérebro em cinco passos"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.