6 dicas para estimular a autoconfiança infantil

Publicado em: 02/08/2022 Por Supera

Você sabe o que é autoconfiança e qual é a sua importância para as crianças? Esse quesito merece a atenção dos pais, pois tem tudo a ver com o desenvolvimento socioemocional e educacional — portanto, influencia diretamente em outras fases da vida.

Apesar de ser importante acreditar nas próprias capacidades, ter autoconfiança muitas vezes não é uma tarefa fácil nem mesmo para os adultos. Para ajudar você a saber como estimular a autoconfiança infantil, preparamos este post com 6 dicas relevantes. Continue a leitura e aproveite!

autoconfiança

1. Demonstre interesse e confiança em suas atividades

Uma maneira de estimular a autoconfiança infantil é apoiar as escolhas da criança e a incentivá-la a se engajar em atividades pelas quais demonstra interesse. Assim, a tendência é que ela se sinta útil, valorizada e capaz de fazer coisas importantes e ser reconhecida por elas.

Independentemente de quais sejam — hobbies ou esportes, por exemplo —, procure ajudar a criança a identificar os seus interesses e persistir em suas escolhas, mesmo perante desafios e dificuldades. Isso é fundamental para desenvolver a autoestima infantil, que é intimamente relacionada com a autoconfiança.

2. Estimule a criança a falar o que sente e pensa

O autoconhecimento é um fator fundamental para o desenvolvimento da autoconfiança. Quando a criança passa a se conhecer internamente, ela se permite ir além. Por isso, estimule-a a falar o que pensa e sente. Além disso, ouça de fato o que ela tem a dizer. Muitos pais criam expectativas sobre o que seus filhos devem pensar e fazer, mas, na realidade, nem sempre as crianças vão agir da maneira esperada — e está tudo bem.

Nesse sentido, para reforçar a autoconfiança infantil, é importante respeitar opiniões diversas e dar espaço para que as crianças falem o que sentem. Essa prática, além de mostrar respeito, serve como exemplo de como elas devem se portar em situações parecidas.

3. Faça elogios sobre suas conquistas

Mais um fator relevante para o desenvolvimento saudável são os elogios. Por isso, a criança deve ser elogiada conforme os seus resultados e esforços para que ela aprenda que os seus atos podem ser benéficos.

Apesar de muitas vezes o elogiado ser mal utilizado, nos casos em que ele é merecido exerce um papel imprescindível na construção da autoconfiança. Assim, procure fazê-lo sempre que sentir que seu filho se esforçou para incentivá-lo a manter essa atitude.

4. Não faça críticas à criança, mas sim a comportamentos

Críticas severas a uma criança são capazes de prejudicar muito a autoestima. Por essa razão, é importante evitar rótulos. Assim, em vez de falar “você não é legal” quando ela tiver uma atitude inapropriada, procure dizer “o que você fez não foi legal”, por exemplo.

5. Dê responsabilidades e autonomia

Quando a criança sente que os seus pais confiam nela, os sentimentos de independência e autonomia são estimulados. Com isso, ela sente a segurança necessária para o desenvolvimento da autoconfiança.

Você pode exercitar esses aspectos, por exemplo, dando a ela uma planta para cuidar (e, claro, ensinando como fazer isso). Também pode solicitar sua ajuda em pequenas tarefas da rotina.

6. Respeite o ritmo de cada fase da vida

Por fim, tenha em mente que cada indivíduo é único: cada um conta com um ritmo próprio e se desenvolve de forma particular. Então, em vez apressar o seu filho a obter novas conquistas, procure aproveitar cada uma de suas fases, além de reconhecer e celebrar cada pequena evolução.

Agora que você já sabe como estimular a autoconfiança infantil, lembre-se: essa é uma construção diária. É importante ter um olhar sensível e identificar as múltiplas formas possíveis de aplicar nossas orientações em prática, para que o seu filho cresça com mais coragem para se aventurar em um mundo novo.

Desenvolver competências é uma forma excelente de fortalecer a autoconfiança, e temos um bom método para isso. Aprenda agora sobre os benefícios da ginástica para o cérebro!

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "6 dicas para estimular a autoconfiança infantil"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.