Aluna SUPERA é destaque mundial na prática do xadrez

Publicado em: 28/03/2019 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Os jogos pedagógicos e educativos são ferramentas essenciais para despertar o cérebro e tirá-lo de sua zona de conforto. Além de serem uma diversão para pessoas de todas as idades – das crianças até os avós – os jogos de tabuleiro como xadrez e damas são alternativas utilizadas para treinar habilidades cognitivas e socioemocionais.

Aluna SUPERA é destaque mundial na prática do xadrez - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Kathiê Goulart, com apenas 20 anos, mantêm a mente treinada com a prática do xadrez e com ginástica para o cérebro

Segundo Solange Jacob, diretora acadêmica nacional do Método SUPERA, os jogos educativos “proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural”. Dessa maneira, os jogos em grupo estimulam o pensamento crítico e saudável, o comportamento cooperativo, a autoconfiança, a expressão de sentimentos e ideias, o trabalho em equipe e a elaboração de estratégias; isso com muito foco, raciocínio lógico, agilidade e criatividade.

Kathiê Goulart, de apenas 20 anos e estudante de Educação Física, encontrou no xadrez uma maneira de se divertir e, ao mesmo tempo, de exercitar a mente. O xadrez, além de ser um exercício mental, também é um esporte, devido às suas grandes competições e às habilidades exigidas de cada participante. Além de todo esforço mental que o xadrez necessita, Kathiê também malha o cérebro nas aulas do SUPERA em Içara (SC) desde 2018.

Tudo se iniciou a partir de um projeto iniciado em sua escola, o Xadrez que Educa. O que começou como uma brincadeira de criança aos 10 anos durante as aulas escolares, se tornou profissional aos 13 anos, quando Kathiê iniciou os estudos aprofundados da técnica do xadrez. “Meu primeiro título veio dois meses depois, quando fiquei com a prata nos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) 12-14 anos. Em 2014, iniciei as competições a nível brasileiro e fui Vice-campeã Brasileira Sub 20. De lá para cá, só me encantei mais pelo esporte, hoje me dedicando à carreira como atleta e aprendiz de professora”.

Supera e você na Disney

Mesmo nova, a enxadrista já coleciona alguns títulos importantes em sua carreira no esporte. Kathiê integrou a seleção brasileira nas Olimpíadas de Xadrez em 2016 (Baku/Azerbaijão) e 2018 (Betumi/Geórgia), foi Vice-campeã Mundial Universitária (2018), Vice-campeã Brasileira Feminina Adulta (2019), Vice-campeã Pan-americana Sub 20 (2018), Campeã Sul-americana Sub 20 (2018) e Campeã Brasileira Universitária (2018).

E não pára por aí! A enxadrista já planeja conquistar mais títulos em sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros e está na disputa pelo ciclo olímpico brasileiro 2019-2020, que definirá a equipe brasileira para a 44ª Olimpíadas de Xadrez, que acontecerá em 2020, na Rússia.

O xadrez é um esporte que exige concentração, foco, raciocínio lógico, paciência, visão de jogo e elaboração de estratégias. Todas essas habilidades são potencializadas e treinadas por Kathiê nas aulas de ginástica para o cérebro do Método SUPERA em Içara. “Fiquei curiosa quanto à metodologia e queria algo para buscar o trabalho mental quando não estava em treinamento com o xadrez”, diz a enxadrista, aluna SUPERA desde 2018.

Hoje em dia, a enxadrista frequenta as aulas do SUPERA assiduamente e se diverte com o ábaco e principalmente, com os jogos coletivos que exigem pensamento estratégico.

Aluna SUPERA é destaque mundial na prática do xadrez - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Educadora Gabriela Pacheco comenta sobre as principais mudanças desenvolvidas em Kathiê depois das aulas do SUPERA

Gabriela Pacheco, educadora de Kathiê, já nota as mudanças da aluna: “É um grande prazer falar sobre as conquistas da minha aluna Kathiê! Quando iniciou o SUPERA em 2018 se mostrava extremamente retraída, não interagia com a turma, a menos que fosse solicitada. Hoje, nossa Kathiê superou estes desafios socioemocionais, possui autoconfiança, segurança e passou a liderar atividades em sala e está potencializando suas habilidades cognitivas. Os resultados falam por si!”

As aulas do SUPERA são indicadas para alunos de todas as idades. Dentro das salas de aula, os alunos têm a oportunidade de exercitar o cérebro a partir de ferramentas inovadoras e lúdicas, que tiram o cérebro da zona de conforto e são responsáveis por fortalecer as conexões neurais.

A prática do ábaco – instrumento milenar para contas -, os jogos educativos, as dinâmicas em grupo, as apostilas com exercícios de raciocínio lógico são algumas das atividades encontradas no SUPERA, responsáveis por desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais. E os resultados são muitos! Desde a melhora na memória ou bons resultados no ambiente profissional, até maior qualidade de vida e avanços no convívio social.

Aluna SUPERA é destaque mundial na prática do xadrez - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Kathiê é enxadrista profissional e potencializa suas habilidades cognitivas e socioemocionais com aulas de ginástica para o cérebro do SUPERA

Mais de 120 mil alunos já foram treinados nas aulas do SUPERA em todo o Brasil, que divertem e garantem uma boa performance em todas as áreas da vida, com muita agilidade mental – assim como faz Kathiê!

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa Método SUPERA

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados