O propósito de vida para o idoso: O que dizem os estudos?

Publicado em: 05/07/2022 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Propósito de vida é descrito por Carol D. Ryff, professora e pesquisadora do Instituto de Envelhecimento e Psicologia, Universidade de Wisconsin-Madison, Estados Unidos, como um dos principais domínios do bem-estar psicológico, porque se refere ao sentimento de que a vida tem direção e que as metas são alcançáveis, seja a curto, médio ou longo prazo.

Além disso, o propósito de vida está relacionado a uma visão mais positiva da vida, à percepção de crescimento pessoal, felicidade, satisfação, autoestima, motivação para viver e realização das atividades cotidianas.

propósito de vida para o idoso

            Nesse contexto, buscar um sentido para a vida desempenha um papel importantíssimo na orientação em relação às metas de vida e à tomada de decisões.

Assim, ter um motivo para acordar todos os dias, seja para realizar exercícios físicos, praticar atividades de lazer, cuidar ou acompanhar alguém, exercer uma atividade voluntária, dentre outras ações, podem ser metas que fortalecem o propósito de vida para o idoso.

            Portanto, o propósito de vida para o idoso é uma variável que liga o envelhecimento e os desfechos positivos, bem-estar e qualidade de vida.

Visto que se refere a necessidade de encontrar um sentido para a sua própria existência, mesmo na presença de patologias presentes no envelhecimento (Santos et al., 2019; Ribeiro, Neri & Yassuda, 2018).

Benefícios e a importância do propósito de vida para o idoso

Você sabia que ter um propósito de vida pode melhorar a sua saúde no geral? É o que Santos e colaboradores (2019) relatam em seu estudo, em que foram incluídos uma amostra de 109 idosos com média de idade de 79 anos.

propósito de vida para o idoso

Na pesquisa, testou-se a associação entre as variáveis sociodemográficas (sexo, idade, escolaridade), número de doenças e mobilidade mediadas pelo propósito de vida.

Os resultados se mostraram promissores, pois houve melhoras significativas na manutenção em atividades sociais com interação face-a-face, participação social, mobilidade e propósito de vida.

Ainda assim, a pesquisa demonstrou que ter um propósito de vida amplia as possibilidades de manutenção das atividades sociais mesmo em idades mais avançadas.

Na velhice, especialmente, segundo Santos e colaboradores (2019), os benefícios dos propósitos de vida incluem fatores biopsicossociais. Do ponto de vista biológico, pode-se destacar a melhora do sistema imunológico e aumento da reserva cognitiva.

Além disso, uma pessoa que se propõe a realizar atividades físicas como um fator proposital em sua vida, pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, depressão e, consequentemente, aumentar sua expectativa de vida com estilos de vida ativo e saudável orientados pelo propósito de vida.

Do ponto de vista cognitivo, foi encontrado evidências de associações com risco reduzido do desenvolvimento da Doença de Alzheimer, comprometimento cognitivo leve, melhora do bem-estar psicológico e também é considerado uma fonte de resiliência para eventos adversos e estressantes.

propósito de vida para o idoso

Em relação ao âmbito social, podemos ressaltar o acréscimo do otimismo, autoestima, satisfação com a vida e formas de estratégias de enfrentamento mais eficazes.

Nesse sentido, a importância de se ter um propósito de vida advém de ter uma maior participação e engajamento social, direcionados ao alcance de objetivos e metas que podem impactar positivamente no comportamento e influenciar em suas decisões diárias.

Agora que você sabe sobre a importância do propósito de vida , apresentamos algumas dicas que podem ajudá-lo(a) a melhorar e/ou criar o seu propósito de vida:

  • Reflita sobre os seus próprios valores, paixões e objetivos;
  • Trace novas metas e descreva como se sentiria ao atingir tais metas;
  • Pense no que você realmente ama fazer e faria todos os dias de sua vida;
  • Realize atividades que melhoram o seu bem-estar e cognição;
  • Pratique atividades voluntárias, de lazer e físicas, descrevendo em um diário ou caderno o que sentiu ao realizá-las.

Por fim, esperamos que com a leitura deste texto você reflita e perceba que o propósito de vida para o idoso pode potencializar a promoção de comportamento e qualidade de vida que nos garantirá um envelhecimento bem-sucedido e significativo.

propósito de vida para o idoso

Assinam este artigo:

Cássia Elisa Rossetto Verga

Estudante de Graduação do curso de bacharelado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atualmente faz estágio na área de pesquisa em treino cognitivo de longa duração pelo Instituto SUPERA – Ginástica para o Cérebro. Tem interesse na área de treino e estimulação cognitiva para idosos, com enfoque em neurologia cognitiva. É membro da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Já foi bolsista PUB da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP, atual USP60 + nas oficinas de música e letramento digital. Participou como assessora de Projetos e Recursos Humanos na Empresa Geronto Júnior entre os anos de 2019 a 2020.

Graciela Akina Ishibashi

Estudante de Graduação do curso de bacharelado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Realizou estágio no Centro Dia Bom Me Care entre os anos de 2019 a 2020. Atualmente faz estágio na área de pesquisa em treino cognitivo de longa duração pelo Instituto SUPERA – Ginástica para o Cérebro. Tem interesse na área de estimulação cognitiva com jogos. Já foi voluntária na Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP, atual USP60 + nas oficinas de origami, dança sênior e letramento digital.

Tiago Nascimento Ordonez

Gerontólogo pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Estatística Aplicada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Pós-graduando do MBA em Data Science e Analytics pela USP. Exerceu a função de Gerontólogo na Prefeitura de São Caetano do Sul entre os anos de 2014 a 2016. E esteve como coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVI) da Prefeitura de Diadema entre 2017 e 2020. Atualmente é membro do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo (GETC) da USP.

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva

Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É assessora científica e consultora do Método Supera.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 11 comentários

11 comentários para "O propósito de vida para o idoso: O que dizem os estudos?"

Faça um comentário

  • Nina Cunha disse:

    Ótimo texto,como idosa posso afirmar que nós precisamos de um propósito de vida,e muito comum idosos acharem que a vida não tem mais nada a oferecer.

  • Ana Abib de Assis Moraes disse:

    Ai de nós, se não tivermos um propósito de vida!! Este texto foi ótimo para eu entender que estou fazendo a coisa certa, traçando metas a curto e médio prazo…Gostei muito e ainda gravei umas dicas interessantes. Obrigada!

  • eva disse:

    Excelente texto. Obrigada pela partilha

  • Maria Angélica Arruda Parga disse:

    Estou feliz, pois encontrei meu Proposito de Vida na minha Certificação do Master Love, transformando vidas de pessoas.
    Estou realmente apaixonada por esta profissão.
    Gratidão aos meus professores Cátia Damasceno e Anna Neves, por esta oportunidade maravilhosa.
    Gratidão!!!

  • Dina Neta Dantas disse:

    Excelente texto!

  • O propósito de vida faz parte de todas as idades, deve continuar existindo por toda a vida, é ele que nos move.
    Precisa ser alterado de tempos em tempos, como diz o texto não pode deixar de existir.

  • Raimunda Bezerra de Souza disse:

    Em qualquer fase da vida é muito importante se ter um propósito de vida . E , na velhice por ser mais uma fase , se torna mais relevante esses propososito, .Por ser uma fase em que já criamos filhos, aposentamos do trabalho , enfim é um momento de cuidar ainda mais de nós e desfrutarmos da melhor maneira possível o momento , procurando fazer algo que nos faça feliz.

  • jose alberto da cru disse:

    gostei muito do texto.Ainda sonho em transmitir conhecimentos adquiridos durante a vida que me dao prazer ensinar e que nunca tive oportunidade como escrever sobre os meus 73 anos de vida vividos intensamente como a infancia nos anos 50, a vida em um seminario salesiano na decada de 1960, a juventude em 1968, a participaçao na luta armada em 1970 como simpatizante, a prisao no Dops, depois o casamento com uma mae solteira na decada de 70, a faculdade de ciencias contabeis e a aprovação em um concurso publico que esperou 4 anos para ser nomeado, o trabalho como auditor fiscal durante 33 anos, o que enfrentei durante todos esses anos inclusive sequestro e o fato de ser anistiado politico, o curso de direito, com pos graduação e mestrado em direito, enfim agora aposentado nao sei como colocar isso em um livro, que possa abranger tambem a aminha vida amorosa com 10 filhos e 6 mulheres.Será que errei muito na vida.

  • Sônia Câmara disse:

    Sou aposentada como professora universitária, e gostaria de me engajar em um projeto que me tornace útil.

    1. Caroline Goulart disse:

      Olá, Sônia!

      Venha ser SUPERA e descubra uma forma incrível de viver!
      Se inscreva neste link ou então se preferir nos envie um e-mail que eu te ajudo por lá:
      https://metodosupera.com.br/desperte/
      atendimento@metodosupera.com.br

      Abraços!

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.