O trabalho é muito importante para nosso desenvolvimento. Muitas pessoas investem grande parte da vida em suas formações profissionais, por meio de estudos, estágios e oportunidades de trabalho; tudo para garantir condições de trabalho que estejam mais próximas de seus projetos e metas. Sabe-se que hoje a maioria dos profissionais passam no mínimo oito horas por dia em atividades ocupacionais, ou seja, um terço do seu dia. Quando pensamos em anos, a duração desta rotina dedicada ao trabalho leva em média por 30 a 35 anos.
Somado a isso, temos o fato de que o trabalho nem sempre possibilita crescimento, reconhecimento e independência profissional. Neste contexto, destacamos a frequência de esgotamentos e desgastes do trabalhador, tecnicamente chamada de Síndrome de Burnout. Esta síndrome tem sido estudada há muitos anos e destaca a importância de cuidar da saúde física e mental, a fim de evitar o esgotamento durante as atividades profissionais.
Quando pensamos nas causas principais, sabemos que o acúmulo de trabalho, a dificuldade de compartilhar tarefas e delegar funções e a busca pelo trabalho perfeito no ambiente ocupacional são os principais fatores que levam ao esgotamento.
2019Para termos um bom desempenho nas atividades laborais, precisamos preservar e cuidar das nossas habilidades mentais. Uma vez esgotados e desgastados, o funcionamento cerebral fica prejudicado e a resposta aos estímulos que recebemos também. Em consequência, teremos um trabalho mal realizado e isso interferirá na qualidade do serviço oferecido.
Fique atento aos sintomas de esgotamento no trabalho:
- Dificuldade de atenção e concentração;
- Queixa de esquecimentos e mau desempenho da memória;
- Desorganização nas tarefas a serem realizadas;
- Falta de controle sobre os compromissos assumidos;
- Uma crença incorreta a respeito de sua produção e do seu desempenho no trabalho;
- Tendência crescente ao desenvolvimento de pensamentos negativos;
- Irritabilidade e estresse;
- Perda de senso de propósito de vida, desânimo e falta de energia;
- Problemas de relacionamento com os colegas de trabalho e líderes;
No entanto, sabe-se que é possível prevenir o esgotamento da saúde física e mental nas atividades de trabalho. A principal estratégia é a realização de atividades que promovam a qualidade de vida.
Importante nos atentarmos para as atividades de promoção da saúde, para obtermos um melhor desempenho ocupacional e o bom funcionamento das nossas habilidades mentais. Confira as dicas:
- Realize atividades de treino cognitivo, também chamadas de exercícios de ginástica cerebral;
- Tente potencializar o uso de lembretes escritos (como bilhetes, agendas, recados escritos). Isso favorecerá a memória em sua prática profissional e diminuirá a sobrecarga de informações;
- Realize atividades físicas, de acordo com o que for prescrito para o seu condicionamento físico;
- Consuma uma alimentação rica em nutrientes importantes para um bom funcionamento da saúde mental e cardiovascular;
- Busque ter noites de sono tranquilas e descanse o necessário para iniciar o seu dia com disposição;
- Busque inserir poucas metas por vez em cada dia de atividades profissionais e objetive cumpri-las;
- Faça uma autoavaliação positiva e acredite mais em seu potencial;
- Maximize a realização de atividades em equipe dentro do ambiente de trabalho;
- Separe um tempo para o seu lazer; o trabalho é muito importante, mas o prazer de se fazer aquilo que se gosta sem obrigatoriedade de metas e prazos ajudará a revigorar a sua energia física e mental.
Ou seja, é possível termos o aumento das nossas potencialidades e produtividade no trabalho e termos paralelamente um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; desfrutando de maior sensação de bem estar e performance no trabalho. Cuide-se e fique atento à sua saúde mental e qualidade de vida!