Xô, sedentarismo! 5 dicas para uma vida mais ativa

Publicado em: 16/11/2021 Por Marcela Teodoro

Com a carga excessiva de trabalho e todos os afazeres que parecem precisar de mais de 24 horas para serem concretizados por ser estranho falar sobre estar ativo fisicamente.

Mas diferente das obrigações que temos ao longo do dia, manter o corpo ativo por meio da prática de esportes e demais atividades físicas é essencial para garantir não só o bom funcionamento do corpo como também a saúde do cérebro.

É por isso que no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a importância de uma vida mais ativa e dar dicas para você mandar o sedentarismo pra lá! Quer saber como ? Continue a leitura com a gente!

Neste artigo você verá 5 dicas para uma vida mais ativa

  • Por que é importante praticar atividade física?;
  • Organize seu tempo;
  • Escolha sua atividade;
  • Tenha o hábito de dormir bem;
  • Cuide da sua alimentação;
  • Evite desperdiçar energia.

Por que é importante praticar atividade física?

Todos sabemos que a prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios, mas nunca é demais relembrar.

Além de diminuir os riscos de doenças cardíacas, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação sanguínea, manter-se ativo fisicamente beneficia também o nosso cérebro, já que essa prática se relaciona diretamente com as regiões do cérebro voltadas à memória, ao aprendizado e planejamento.

Além disso, ocorre a liberação de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina, que, entre outras coisas, regulam o humor, concentração, memória e a felicidade (pense nisso toda vez que estiver com preguiça de ir à academia, você provavelmente vai se sentir feliz quando terminar 😉). 

Sem mais delongas, vamos às dicas!

  • Organize seu tempo

Pode parecer bobagem pensar nisso, mas a verdade é que muitas pessoas têm dificuldade em manter-se fiel à uma rotina de atividade física.

Por isso, assim como qualquer outra coisa em nossa vida, praticar exercício físico deve ser algo pensado e planejado.

Quantos dias da semana você terá disponível para isso ? Quantas horas irá dedicar a essa prática?

Considere também quanto tempo você levará para chegar ao local em que vai realizar a atividade, muitas vezes esse fator pode te desestimular se for um percurso muito longo.

Para aqueles que preferirem realizar atividades no conforto de sua casa economiza-se o tempo do trajeto, mas é necessário disciplina também para que a atividade seja realizada todos os dias.

  • Escolha sua atividade

Vamos combinar que nos empenhamos muito mais quando fazemos algo de que gostamos, não é mesmo?

Isso também é válido quando escolhemos a prática esportiva. Num primeiro momento considere quais são os seus objetivos, você quer praticar uma atividade física com o intuito de perder peso ou somente manter-se saudável? Você prefere praticar algo em grupo ou é mais reservado?

Responder essas perguntas ajudará você a optar pela opção que mais combina com o seu perfil. Atualmente são muitas as opções de atividades e numerosas as formas com as quais você pode praticá-las (individualmente ou em grupo, em casa ou praças, em academias, etc).

  • Tenha o hábito de dormir bem

Uma boa noite de sono vai proporcionar toda a disposição que você precisa para o dia seguinte.

A sensação de descanso no dia seguinte é resultado de uma série de processos que ocorrem durante uma boa noite de sono, na qual ocorre a regeneração dos tecidos, crescimento muscular e a síntese de proteínas.

Uma boa noite de sono vai lhe garantir mais concentração e foco no dia seguinte, regular seu humor ao longo do dia e oferecer mais disposição para desempenhar todas as atividades presentes ao longo do dia!

Respeite as 8 horas de sono necessárias para um bom descanso do corpo e da mente.

  • Cuide da sua alimentação

Uma boa alimentação é também a base para combater o sedentarismo.

Enquanto alguns alimentos são fontes de energia gastas rapidamente, como o chocolate, por exemplo, outros são verdadeiros energizantes naturais que devem ser incluídos em sua rotina, dessa lista fazem parte as oleaginosas, banana, aveia e mel (todos eles juntos dão uma mistura e tanto, não é mesmo?)

  • Evite desperdiçar suas energias

Alguns de nossos hábitos mais comuns podem ser a verdadeira causa de nosso cansaço mental e podem acabar comprometendo nossa disposição.

O uso excessivo das redes sociais é uma das fontes que sugam nossa energia, justamente porque são muitos os estímulos proporcionados frente às telas.

Mesmo que pareça que estamos ‘apenas’ assistindo ou consumindo determinado conteúdo, nosso cérebro gasta energia para processar essas informações e armazená-las, mesmo que de forma rápida.

Evite o uso em excesso dos dispositivos digitais, sobretudo antes de dormir, pois a luz oriunda desses aparelhos impede a liberação da melatonina, um hormônio que diz ao nosso cérebro “Ei amigão, está na hora de dormir”.

A procrastinação e o acúmulo de tarefas são também ladrões da nossa energia, isso porque o acúmulo de tarefas se ‘hospeda’ em nosso subconsciente e faz piscar uma luzinha em nosso cérebro repentina que nos lembra de que algo precisa ser feito, consumindo nossa energia e causando por vezes situações de estresse e ansiedade.

Organize-se para resolver suas tarefas e ficar sem pendências.

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Xô, sedentarismo! 5 dicas para uma vida mais ativa"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.