Pratique gratidão e tenha um cérebro feliz - SUPERA - Ginástica Cerebral. Melhora o desempenho cognitivo, pratique Ginástica para o Cérebro
http://metodosupera.com.br/pratique-gratidao-e-tenha-um-cerebro-feliz/

Pratique gratidão e tenha um cérebro felizPublicado em: 19/08/2016

Saúde Mental

Neurocientista e consultora do SUPERA, Carla Tieppo

Nossas emoções e sentimentos são instrumentos muito poderosos. O sistema emocional está envolvido no processamento de diferentes tipos de informações que atingem nosso cérebro, como aquilo que vemos e ouvimos. Assim, o colorido emocional que damos à vida influencia diretamente na forma como percebemos as diferentes coisas que nos acontecem diariamente.

Um copo sujo deixado sobre a mesa pode nem ser visto ou ser motivo para uma calorosa discussão. Isso depende muito do seu humor, dos últimos acontecimentos do seu dia ou da sua relação com a pessoa que deixou aquele copo ali.

Nesse sentido, um dos sentimentos mais poderosos para deixar a vida com um tom mais ameno e promover entendimento entre as pessoas é a gratidão. Quando olhamos para o nosso dia, nossa semana e para o nosso ano, nos sentimos gratos pelas oportunidades de aprendizado que tivemos. Quando agradecemos pelo dia de vida, pelo sorriso de uma criança, pela compreensão daqueles que amamos, estamos promovendo um ciclo virtuoso muito benéfico para nós mesmos.

Experimente este exercício: faça um inventário do seu dia todas as noites, antes de dormir. Procure perceber as oportunidades de crescimento mesmo nas coisas mais desagradáveis que viveu.

Perceba a oportunidade de ter sido mais compreensivo e empático em uma discussão. Pense nas razões que levaram a outra pessoa a reagir naquele momento. E, de cabeça fresca, imagine como a mesma história poderia ter acabado de outra forma se você tivesse sido mais compreensivo.

Agradeça por essa oportunidade de reflexão e procure as palavras que você poderia ter dito para evitar uma discussão. A partir daí, mude o foco. Pense nas coisas gostosas que viveu e perceba como sua atitude positiva colaborou com o resultado que obteve. Veja a sua participação em cada ato que levou àquele resultado que você gostou. E seja grato por ter tido essa chance.pratique-gratidao-e-tenha-um-cerebro-feliz

Cada vez que você exercitar a gratidão, serão liberados diferentes neurotransmissores e hormônios no seu cérebro e no seu corpo. Essas substâncias químicas vão permitir uma sensação de bem-estar.

Os efeitos da gratidão podem ser sentidos diretamente na melhora dos sintomas de depressão e na qualidade do sono que, por sua vez, também ajudam na melhora dos sintomas de ansiedade.

A gratidão também atua positivamente no equilíbrio das funções do hipotálamo, uma área cerebral envolvida com o controle das funções do nosso corpo, e pode auxiliar numa alimentação mais equilibrada e em hábitos mais saudáveis.

Justamente porque podemos exercitar nosso cérebro em repetir comportamentos benéficos para nós, exercitar gratidão pode trazer resultados incríveis. Se esse exercício for feito diariamente e tornar-se um hábito poderá ser uma fonte inesgotável de felicidade. A gratidão é nossa principal arma contra a desilusão e a dor da injustiça. Pratique gratidão.

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter.

Posts Relacionados

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 200 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados. Política de Privacidade