http://metodosupera.com.br/o-poder-da-generosidade-no-cerebro/

O poder da generosidade no cérebroPublicado em: 21/12/2016

Generosidade no cérebro está associada ao raciocínio, segundo pesquisadores

Generosidade no cérebro está associada ao raciocínio, segundo pesquisadores

A generosidade no cérebro ativa sistema de recompensa, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos

Generosidade no cérebro – Cientistas da Claremont Graduate University estudaram os efeitos do hormônio ocitocina (produzido no cérebro) em voluntários que deveriam decidir se davam ou não dinheiro a estranhos.

Segundo os pesquisadores, aqueles que receberam o hormônio ofereceram 80% mais dinheiro que aqueles que tomaram um placebo.

Para Paul Zak, chefe da equipe que realizou o estudo, o resultado mostra que, apesar de os seres humanos serem inerentemente altruístas, eles também são generosos quando sentem empatia.

“É a empatia que nos faz abrir a carteira e ajudar estranhos generosamente”, explicou o médico. “A ocitocina afetou de maneira específica e intensa a generosidade no cérebro dos voluntários, quando eles foram levados a pensar sobre os sentimentos de outras pessoas”, diz o pesquisador em entrevista à BBC.

Segundo Zak, o hormônio “acionou a alavanca da empatia no cérebro”.

Em um estudo de 2005, o médico estabeleceu uma relação entre a ocitocina e a confiança, demonstrando que o hormônio provoca uma mudança na química cerebral que tem uma importância evolucionária.

“Quanto mais confiamos e cooperamos uns nos outros, mais benefícios vamos obter juntos”, disse.

Generosidade no cérebro faz bem à saúde

O neurocientista brasileiro Jorge Moll, acompanhou a atividade cerebral de 19 voluntários numa pesquisa financiada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Cada voluntário recebeu 128 dólares e tinha que decidir o que fazer: poderia ficar com tudo ou doar para uma causa social.

Quem ficou com o dinheiro, ativou o sistema de recompensa do cérebro (mesolímbico), o mesmo que é ativado quando comemos chocolate. A pesquisa mostrou que quem doa todo o dinheiro ou parte dele, ativa o mesmo sistema cerebral de recompensa.

Uma outra parte do cérebro também é ativada nas doações, o córtex subgenual, envolvido em mecanismos de apego, afeto, de ligação entre pessoas como a relação entre mãe e filho ou nas grandes paixões.

De acordo com o neurocientista, a generosidade no cérebro é uma combinação de mecanismos de afiliação, do amor, do apego à uma ação social combinada com uma sensação prazerosa.

Essas emoções afiliativas estão na base da arquitetura dos valores. Trata-se de um sistema distribuído pelo cérebro, que envolve áreas profundas, mais ligadas às emoções, e outras regiões associadas ao raciocínio.

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter.

Posts Relacionados

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 200 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados. Política de Privacidade