Cérebro em forma – campeonato desafia alunos

Publicado em: 11/08/2016 por: Barbara

Alunos-mantem-cerebro-em-forma-com-campeonato-de-abaco
Alexandre Coutinho – Aluno do SUPERA Bacabal (MA)- Campeão do nível 1 do Campeonato de Ábaco SUPERA

Prática do ábaco e atividades com jogos mantêm cérebro em forma

Em sua 11ª edição, o Campeonato de Ábaco mobiliza alunos de todas as idades da rede SUPERA em uma disputa saudável para manter o cérebro em forma. Este ano, a competição vai incluir, além dos cálculos no ábaco, o Baralho Set, um dos jogos para a mente da metodologia.

O campeonato, que aumentar a percepção de aprendizado e trabalha a socialização,  é dividido em 11 modelos de provas que variam de acordo com o nível da apostila de cálculos com o ábaco do aluno.

Para Alexandre Coutinho, campeão do nível 1 em 2015, o preparo é fundamental para garantir bons resultados.

“Além das aulas do SUPERA, eu fazia desafios e treinava o ábaco em casa. Estava fazendo as aulas há pouco tempo, mas me senti confiante para as provas”, diz Alexandre, que é aluno do SUPERA Bacabal (MA).

Treino é tudo para manter o cérebro em forma

O aluno revela uma dica valiosa para quem vai participar pela primeira vez da série de exercícios para o cérebro. “A dica é praticar. Faça as aulas e os exercícios em casa, isso ajuda muito”, conta.

Solange Jacob, Diretora Pedagógica Nacional do SUPERA e especialista em funções executivas do cérebro, explica que o ábaco é o melhor instrumento de cálculo para que o aluno possa trabalhar a atenção focalizada.

“A realização dos cálculos mentais com eficiência é adquirida quando a área do cérebro que está sendo utilizada para essa atividade é a mesma que nós utilizamos para processar os estímulos visuoespaciais. Com isso, podemos fazer cálculos com maior agilidade e exatidão”, diz Jacob.

Outra ferramenta que compõe a metodologia de exercícios para o cérebro SUPERA são os jogos para a mente, que exercitam, principalmente, o raciocínio. Os jogos para a mente tornam a aprendizagem significativa e dinâmica. Além disso, geram conflitos, provocando o raciocínio para a busca de soluções.

O Campeonato começa na próxima semana, e os vencedores nacionais das 11 categorias levarão para casa o jogo Abalone. Estão preparados para este desafio?

Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados