Treine seu cérebro com jogos

Publicado em: 13/08/2015 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Treine seu cérebro com jogosO jogo não é simplesmente um “passatempo” para crianças, ao contrário, é essencial para o processo de aprendizagem em qualquer idade.

Os jogos levam ao aprimoramento de representações mentais importantes para as habilidades exigidas na escola, como a compreensão, a atenção e o raciocínio, por exemplo. Além disso, a brincadeira estimula a alfabetização e faz com que as crianças testem suas hipóteses e explorem sua espontaneidade criativa.

Supera e você na Disney

Piaget, um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia do século XX, defende que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Elas não são apenas uma forma de entretenimento para gastar energia dos pequenos, mas meios que contribuem para o desenvolvimento intelectual.

O aprendizado baseado nos jogos cria a possibilidade de relacionar-se melhor com a sociedade na qual convive, já que o brinquedo aprimora as habilidades cognitivas, como a concentração, atenção, raciocínio lógico e a memória.

Estas habilidades são exploradas na ginástica cerebral do SUPERA para possibilitar o exercício das capacidades motoras na descoberta e na iniciação do processo de alfabetização matemática.

Jogos de tabuleiro

Por meio dos jogos de tabuleiro, podemos compreender as regularidades do sistema de numeração decimal, quantidades e sua simbologia, percepção visual e a localização espacial.

O jogo baralho SET, por exemplo, exercita o raciocínio lógico e o pensamento lateral. Com o objetivo de descobrir um conjunto de três cartas (SET) entre as 12 dispostas na mesa, o jogo demanda pensar estrategicamente para vencer. Já o Rummikub promove a análise síntese, memória e raciocínio lógico.

“O Rummikub, um dos jogos que usamos em sala de aula, estimula as inteligências. Ele simula situações da vida real e o jogador pode realizar o que deseja. Brincando no seu espaço, o aluno envolve-se com a fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real”, afirma Geomacel, Coordenador Pedagógico Nacional SUPERA.

A ginástica cerebral aumenta a produção de neurotrofinas, espécie de nutrientes do cérebro que aumentam a quantidade e qualidade das sinapses, aumentando a capacidade de processamento do cérebro e produzindo benefícios a curto (desenvolvimento de inteligências) e longo prazo (maiores reservas cognitivas e qualidade de vida).

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados