Quando um esquecimento pode sinalizar doença de Alzheimer?

Publicado em: 09/09/2022 | Última modificação em 12/09/2022 Por Caroline Goulart

Será que um esquecimento pode sinalizar doença de Alzheimer? Para responder essa pergunta precisamos entender que nas últimas décadas houve um aumento significativo na taxa de envelhecimento populacional também no Brasil e, com isso, percebeu-se um crescimento no aparecimento de doenças, sobretudo as crônico-degenerativas, como é o caso da Doença de Alzheimer (DA).

Sem a memória não teríamos uma história de vida, não nos apropriaríamos das experiências pessoais que pudessem moldar o nosso comportamento e dar a característica de quem somos, enquanto pessoas neste mundo tão diversificado.

um esquecimento pode sinalizar doença de Alzheimer?

O processo de envelhecimento cognitivo é caracterizado por algumas mudanças nas células nervosas, como uma diminuição marcada pela capacidade de regeneração celular.

Este processo de envelhecimento normal, também é conhecido como senescência, e apresenta alterações tanto na velocidade de aquisição e retenção de novas informações, como uma diminuição na capacidade de armazenamento destas e redução considerável no processamento de dados, e na mudança da estrutura da anatomia do cérebro.

Quando um esquecimento pode sinalizar doença de Alzheimer? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Entenda quando um esquecimento pode sinalizar doença de Alzheimer

Deste modo é mais comum na velhice, que as queixas mais citadas pelas pessoas idosas sejam referentes às dificuldades de memorização.

É comum termos esquecimentos e muitas vezes o indivíduo está enfrentando momentos de estresse e ansiedade prolongados, afetando a sua cognição.

Porém, quando o esquecimento se torna muito frequente e intenso na vida de uma pessoa, a ponto de atrapalhar seus afazeres, prejudicar seu ciclo social, a qualidade da realização das suas atividades ocupacionais e de vida diária, é necessário ligar o alerta para possíveis patologias ou até para um quadro demencial em estágio inicial.

um esquecimento pode sinalizar doença de Alzheimer?

Um esquecimento pode sinalizar doença de Alzheimer ou ter a confirmação do diagnóstico de demência não é simples, pois vários fatores podem estar envolvidos e prejudicarem a cognição, e de fato, não ser um quadro demencial.

No entanto, a frequência e intensidade de fatores como mudanças abruptas no comportamento, no emocional e na linguagem, perda de memória recente, entre outras alterações cognitivas são alguns indicativos preocupantes.

Inúmeras são as causas de uma demência, tornando o seu diagnóstico difícil, sendo necessário que se conheça as diversas manifestações clínicas e sequências específicas de exames obrigatórios a serem realizados para um diagnóstico mais preciso.

um esquecimento pode sinalizar doença de Alzheimer?

Entretanto, não existe um exame que seja 100% assertivo e definitivo, uma vez que este só ocorre após a morte.

O que se leva em conta são as características clínicas que o indivíduo apresenta e a resposta ao tratamento dos sintomas.

Mas então, como saber se a pessoa está apresentando sinais da Doença de Alzheimer?

Existem alguns sinais que sinalizam a doença. Os principais são:

  • Perda de memória;
  • Dificuldade em executar tarefas domésticas (atividades básicas e instrumentais da vida diária;
  • Problemas com o vocabulário e aspectos da linguagem;
  • Desorientação em relação ao tempo e ao espaço;
  • Incapacidade de julgar situações adequadamente;
  • Problemas com o raciocínio abstrato;
  • Colocar objetos em lugares equivocados;
  • Alterações de humor e comportamento;
  • Alteração de personalidade.

Os primeiros sintomas também podem apresentar perda de iniciativa para tarefas, passividade e apatia e indiferença frente às interações.

Os conhecimentos desta e de outras patologias podem ajudar a identificar e realizar o diagnóstico rapidamente, fazendo com que o indivíduo tenha o tratamento no tempo oportuno, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida para o indivíduo e para os seus familiares, que muitas vezes são seus cuidadores.

Conheça agora o método SUPERA, matricule – se em uma das mais de 300 escolas do Brasil. Encontre a unidade mais próxima de você AQUI

Matéria redigida com contribuição de:

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva

Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É assessora científica e consultora do Método Supera.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 23 comentários

23 comentários para "Quando um esquecimento pode sinalizar doença de Alzheimer?"

Faça um comentário

  • Maria da Conceição Silva Almeida Campos disse:

    Gostaria de fazer uma aula na unidade da freguesia em Jacarepaguá, tenho 79 anos e estou notando uns esquecimento repentino muito preocupante pois não tenho com contar pois meu marido tem 88 anos e já está com processo degenerativo, tratando com neurologista e pouco resultado. Portão minha ansiedade e vontade de fazer algo reduzir o avanço.

    1. Melissa | Atendimento SUPERA disse:

      Olá, Maria! Tudo bem? Você pode se inscrever para fazer uma aula gratuita na unidade pelo seguinte link:
      https://bit.ly/agendar-aula1

      1. Maria Manuela Pereira Amaral disse:

        Gostaria de uma aula de avaliação. Tenho uma vida conturbada com 2filhos ambos alcoolatras e que precisam morar comigo. Tenho 68 anos e uma vida conturbada o que está afetando minha saúde mental efeito da depressão que sinto nessa convivência tumultuada

        1. Melissa | Atendimento SUPERA disse:

          Olá, Maria! Você pode fazer uma aula gratuita para conhecer a metodologia, para isso basta acessar o link:
          https://bit.ly/agendar-aula1

  • HELENITA ABREU WOLF disse:

    Gostei da explicação sobre possíveis sintomas da Doença Alzheimer.

  • Ana Oliveira da Rocha disse:

    Muito bom o artigo.
    Porém a meu conhecimento hoje já temos um exame específico para a doença de Alzheimer, realizado no LCR (liquide cerebroespinhal), o que é evidado em pessoas muito idosos.

  • Águeda Guimarães Galery disse:

    Esclareceu muita coisa, meu pai teve essa doença e no início foi muito difícil não entendia o que se passava,mas com o tempo e os diagnósticos médicos tudo ficou mais fácil de lidar,mas infelizmente ele veio a falecer.

  • Maria Lúcia Vilela disse:

    Gostaria de saber mais.

  • Marli disse:

    Minha mãe tem demência, identificada como Alzheimer, toma donopezila 10 mg a mais de 5 anos. E tem todos sintomas descritos na materia

  • Virginia Araujo disse:

    Gostaria de saber mais sobre essa doença

  • Erica disse:

    Meu pai está com Alzheimer e me preocupo pela genética. Como amenizar e até evitar este quadro?

    1. Melissa | Atendimento SUPERA disse:

      Oi, Erica, tudo bom?
      Sentimos muito que esteja passando por isso em sua família! Para tirar suas dúvidas em relação à doença, compartilhamos um conteúdo com você: https://metodosupera.com.br/e-possivel-proteger-o-cerebro-e-prevenir-a-doenca-de-alzheimer/
      Esperamos que goste e que, de alguma forma, te ajude neste momento. Caso tenha outras dúvidas, estamos por aqui, tá bom?
      Um grande abraço,
      SUPERA

  • Gostaria de ter mais informações. Tenho 70 e ando muito esquecida já algum tempo. Trabalho bormalmente

  • Barbara cristina vieira neves disse:

    Estou muito esquecida a ponyo de deixar varias vezes o fogo ligado

  • Maria de Lourdes cool disse:

    Alguns anos tenho o hábito de trocar nomes ,

  • Sonia disse:

    Tenho 70 anos, sempre tive uma ótima memória, mas atualmente esqueço até meus pensamentos, estou muito preocupada.

  • Marli disse:

    Minha mãe a mais o menos 1 ano não come quase nada diz que não consegue todos alimentos que comia antes hoje não gosta de nada! Fica na cama a manhã inteira não faz mais nenhuma tarefa da casa diz que não consegue fazer! Não sori de jeito nenhum! Quase não fala! Está emagrecendo muito!Diz que suas roupas não servem! Que não tem mais roupa! Tem pânico de banho! Gostaria de ouvir a opinião de uma especialista!

  • Maria Inez disse:

    Muito esclarecedora a matéria.

  • Carmen Lúcia Ferreira dos Santos disse:

    Tenho esses sintomas de memória atual…esqueço muito

  • Terezinha lopes lara disse:

    Tenho 73 anos e estou preocupada com esquecimentos , tipo, vou pegar alguma coisa na geladeira e abro a geladeira e esqueço o que ia pegar!
    Moro em São Paulo

    1. Melissa | Atendimento SUPERA disse:

      Olá, Terezinha! Você pode fazer uma aula gratuita para experimentar na prática como a metodologia pode te ajudar! Para isso, acesse: https://bit.ly/agendar-aula1

  • Marli dos Santos Soares disse:

    Gostaria de fazer aulas para poder identificar a doença, minha mãe escontra-se nesse momento com Alzheimer

    1. Melissa | Atendimento SUPERA disse:

      Olá, Marli! Você pode fazer uma aula gratuita para conhecer a metodologia! Para isso acesse: https://bit.ly/agendar-aula1

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.