Quais são os melhores exercícios para o cérebro?

Publicado em: 10/04/2023 | Última modificação em 19/10/2023 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Os melhores exercícios para o cérebro, você sabe quais são?

Enquanto o mundo caminha para oferecer cada vez mais possibilidades estéticas para o envelhecimento do corpo, o cérebro – seu órgão mais importante, ainda demanda de constante educação para que acompanhe este ritmo considerando as inúmeras variáveis do envelhecimento.

A princípio, o envelhecimento é apenas um dos pontos sensíveis do cérebro humano que precisa de estímulo ao longo de toda a vida.

os melhores exercícios para o cérebro

No entanto, diferentemente do que muitos pensam, não é qualquer atividade que favorece o cérebro.

A verdade é que o nosso órgão mais importante não pode rejuvenescer, mas a ciência já sabe que boas práticas – considerando estilo de vida, alimentação e exercícios, somado aos cuidados de saúde mental com exercícios que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente podem entregar uma longevidade robusta e próspera.

Mas afinal, por que exercitar o cérebro?

Um cérebro bem exercitado responde melhor as adversidades da vida porque tem funcionalidade cognitiva, emocional e executiva necessária para se desenvolver no ambiente, nas situações que enfrentamos a cada dia e aquelas a que estamos sujeitos a enfrentar em alguns anos (ou talvez décadas).

Assim, ao exercitar o cérebro potencializamos a capacidade do cérebro para o presente e para o futuro. Existe um conceito científico que sustenta a importância de se exercitar o cérebro por toda a vida.

É o conceito científico de neuroplasticidade, que mostra que todo mundo pode se modificar, ou seja, estimular o cérebro com atividades novas, variadas e cada vez mais desafiadoras, ajuda o cérebro a se reorganizar conforme vivenciamos estas atividades.

os melhores exercícios para o cérebro

Atividades para o cérebro são traduzidas como estímulos, então é por meio dos estímulos de qualidade organizados é que ele é capaz de criar conexões, restabelecer conexões neurais e melhorar seu desempenho.

“Exercitar nosso cérebro sistematicamente de diversas maneiras é tão importante quanto o exercício para o nosso corpo. Isso acontece no cérebro quando nos dedicamos a aprender algo, criamos o hábito de nutrir e exigir mais do cérebro com experiências variadas de qualidade, quando os desafios são crescentes e constante e quando há uma boa dose de novidade”, pontuou Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro.

Aproveite e baixe AQUI o e-book gratuito com 15 dicas para memória do SUPERA

Os melhores exercícios para o cérebro: Posso exercitar meu cérebro com qualquer coisa?

Infelizmente não, e para entender isso, basta olhar para a palma da sua mão. Você já percebeu que, quanto mais fica no celular, mais quer ficar? Certamente também já percebeu que receber os estímulos das redes sociais e internet é muito confortável e nada desafiador.

O segredo está justamente em oferecer ao cérebro atividades que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente. Segundo Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro, o cérebro nasce com muitas células neuronais. Portanto, na fase infantil existe uma quantidade excessiva de sinapses (conexões entre neurônios). Esta abundância sináptica continua até o início da adolescência, quando então começa a reduzir

Esta redução é um fenômeno normal do desenvolvimento do sistema nervoso. Alguns autores constatam que, no período compreendido entre os 20 e 90 anos, o córtex cerebral perde de 10% a 20 % de massa, podendo variar dependendo da parte do cérebro em até 50%. 

Quais são os melhores exercícios para o cérebro? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

“À medida que o cérebro envelhece, a atividade bioquímica dos neurotransmissores muda, ocorrendo diminuição no número de células nervosas, podendo variar entre perdas mínimas em uma região e prejuízos maiores em outras”, alertou.

Em linhas gerais, quando exercitamos o cérebro da forma correta estamos trabalhando para que este envelhecimento do cérebro seja amenizado e suas consequências diminuídas ao longo dos anos.

10 melhores exercícios para o cérebro

Agora que você já sabe por que precisa exercitar o seu cérebro da forma correta, confira 10 exercícios que são excelentes para o seu cérebro:

  1. Ginástica para o cérebro – A modalidade é a mais completa disponível hoje no mercado e ajuda a melhorar a memória, concentração e raciocínio.
  2. Sudoku – exercita o raciocínio lógico e a concentração.
  3. Jogos de Tabuleiro – estimulam a estratégia, o raciocínio lógico e a concentração.
  4. Aprendizagem de novas palavras – estimula o vocabulário e a memória.
  5. Leitura – estimula a concentração, a compreensão e a memória.
  6. Desenho livre – estimula a criatividade e a percepção visual.
  7. Exercícios de cálculo mental – estimula a agilidade mental e a capacidade de raciocínio lógico.
  8. Meditação – ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, favorecendo a capacidade de concentração e memória.
  9. Aprendizagem de novas habilidades – aprender algo novo, como um novo idioma ou tocar um instrumento, estimula o cérebro e promove o desenvolvimento cognitivo.

Esses exercícios podem ser realizados individualmente ou em grupo e devem ser adaptados às habilidades e necessidades de cada pessoa. O importante é praticá-los regularmente para obter melhores resultados.

Aproveite para agendar sua aula gratuita com o SUPERA e faça uma experiência com a maior escola de ginástica para o cérebro do mundo!

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 9 comentários

9 comentários para "Quais são os melhores exercícios para o cérebro?"

Faça um comentário

  • Desejo conhecer o método e possível contratação como professora.

  • Qual é o décimo exercício para o cérebro ?

  • Eu utilizo o site do Supera On Line, pois sou aluno do curso Supera em São José dos Campos-SP, desde novembro/22.
    Acho muito interessante e útil as técnicas de ginástica do cérebro; e até
    cativantes e criativas.
    Você reaprende a utilizar de atividades esquecidas com o passar dos anos, tais como efetuar cálculos mentais, o hábito da leitura de bons livros, além de jogos que, indiscutivelmente, fazem-nos enfrentar desafios, estes abandonados, em sua maioria, pelas facilidades tecnológicas de hoje.
    Por isso, estou disposto a novos desafios.

  • Elias Pereira da Silva disse:

    Tenho um pouco de Esquecimento gostaria de pontealizar mais meu celebro estou estudando e quero melhorar mais nós meus estudos obrigado

  • Valdicea G.sILVA disse:

    Meditação –Meditação deveria ser utilizada em todas as aulas, no minimo 10 minutinhos, para aquietar e aguçar mais a mente.

    Novas habilidades – Algo novo, também é um instrumento que mexe muito com o celebro e o cognitivo…

  • Giovanna disse:

    Já fasso supera com o tio Cris em Barreiras ba

  • Wagner gostaria de saber de exercícios para memória

  • Loyde Farizel Cesário disse:

    Eu preciso fazer algo pra ativar os meus neurônios pois tive um AVC em fevereiro de 2013 e fiquei com sequelas do meu lado esquerdo no meu caminhar e preciso muito melhorar o meu estado físico.

  • Delsira Rossi De Gouveia disse:

    Já sou aluna do supera. Esses assuntos que recebo são de grande importância . Tenho um pavor enorme de pensar que possa ter alzaimer um dia

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.