Prevenção das demências com a Turma da Mônica e EnvelheCiência da UFSCar

Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre as demências, especialmente a Doença de Alzheimer. Nesse contexto, há sete anos, o Supera Instituto de Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), realiza o evento “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro”, reunindo especialistas para levar informações acessíveis para toda a sociedade, incluindo pessoas acometidas por demências, familiares, cuidadores, profissionais e todas as pessoas preocupadas com prevenção de doenças neurodegenerativas e promoção da saúde cognitiva.
Na 7ª edição do evento, realizada em 13 de setembro de 2025, foi lançada oficialmente a cartilha educativa “EnvelheCiência e Turma da Mônica na Prevenção das Demências”. Esta publicação é fruto da parceria entre o Laboratório de Biologia do Envelhecimento da Universidade Federal de São Carlos (LABEN/UFSCar) coordenado pela Profa. Dra. Márcia Cominetti e o Instituto Maurício de Sousa. Nela, os personagens da Turma da Mônica explicam, de forma lúdica e acessível, os 14 fatores de risco modificáveis para as demências, conforme identificados pela Comissão Lancet, sendo eles:
- Baixa escolaridade
- Perda auditiva
- Colesterol LDL elevado
- Depressão
- Lesão cerebral traumática
- Sedentarismo
- Diabetes
- Tabagismo
- Hipertensão
- Obesidade
- Consumo excessivo de álcool
- Isolamento social
- Poluição do ar
- Perda visual não tratada
Discutir as demências em um contexto intergeracional é fundamental, pois os cuidados com a saúde do cérebro e a prevenção dos fatores de risco devem ser adotados desde a infância até a velhice. Essa abordagem promove hábitos saudáveis entre as diferentes gerações e tem o potencial de contribuir para a redução de estigmas e estereótipos associados às demências. Além disso, facilita o entendimento e o apoio de jovens a familiares acometidos por essas condições, melhorando a qualidade do cuidado e a convivência familiar.
Pesquisas indicam que a presença de um membro com Doença de Alzheimer em uma família altera significativamente a dinâmica familiar. Um estudo realizado com 24 filhas cuidadoras revelou que, após o diagnóstico, houve mudanças nos papéis familiares, com maior proximidade entre as filhas e suas mães, e uma hierarquia mais acentuada entre os netos e os avós acometidos pela doença. Essas alterações exigem uma reavaliação constante das relações familiares para melhor adaptação às novas necessidades de cuidado (Falcão e o Bucher-Maluschke, 2009)
Outro estudo qualitativo (Vizzachi et al., 2015), realizado com duas famílias que convivem com um membro com Alzheimer, identificou estratégias de enfrentamento como ajuda mútua, mobilização de recursos para ativar memórias passadas e a importância da espiritualidade e da fé. Essas estratégias demonstram como a família pode se reorganizar e fortalecer seus vínculos diante do desafio imposto pela doença.
A cartilha “EnvelheCiência e Turma da Mônica na Prevenção das Demências” está disponível gratuitamente para download no site do LABEN/UFSCar. Com este material, educadores, profissionais de saúde, familiares e cuidadores, podem ter acesso a informações claras e práticas para a promoção da saúde cerebral em todas as idades. Baixe agora mesmo no link a seguir: https://www.laben.ufscar.br/pt-br/documentos/versao_final_cartilha.pdf
Multiplique esta informação para quem possa se beneficiar, esta é uma integração da ciência, arte e educação em prol de cuidados preventivos com a saúde do cérebro, apoiada pelo Supera.
Referências:
FALCÃO, D. V. DA S.; BUCHER-MALUSCHKE, J. S. N. F.. O impacto da doença de Alzheimer nas relações intergeracionais. Psicologia Clínica, v. 21, n. 1, p. 137–152, 2009.
VIZZACHI, B. A. et al.. Family dynamics in face of Alzheimer’s in one of its members. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. 6, p. 931–936, dez. 2015.
Assinam esse texto:
Profª Msc. Gabriela dos Santos – Docente do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (UNISA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP), Graduada em Gerontologia pela USP, com Extensão pela Universidad Estatal Del Valle de Toluca. É pesquisadora no Grupo de Estudos em Treino Cognitivo da USP e atua com estimulação cognitiva para pessoas idosas.
Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva – Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra e Doutora em Ciências com ênfase em Neurologia Cognitiva e do Comportamento, pela Faculdade de Medicina da USP. Docente do curso de Bacharelado e de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e vice-diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É parceira científica do Método Supera. Coordenadora do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo da Universidade de São Paulo.
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Supera PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
Supera para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O Supera é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SuperaEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o Supera é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 250 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "Prevenção das demências com a Turma da Mônica e EnvelheCiência da UFSCar"