Resposta:
Obrigada por sua pergunta.
O SUPERA trabalha com a o conceito de reorganização funcional da circuitaria neuronal, que justamente é acreditarmos na neuroplasticidade do cérebro.
O Método SUPERA é um treinamento cognitivo para as diversas habilidades cognitivas entre elas: atenção, memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole. Atenção e memória de trabalho são habilidades cognitivas que podem ser treinadas.
A atenção é a porta de entrada para o aprendizado. A atenção está relacionada a diversos processos cognitivos integrantes das funções executivas: planejamento, tomada de decisão, flexibilidade cognitiva, memória operacional, controle inibitório e autorregulação, comportamento adaptativo, resolução de problemas, monitoramento de ações, abstração, julgamento, foco atencional, empatia, planejar e coordenar comportamentos, seleção de respostas frente a uma demanda.
Treinar a atenção é a chave para este adolescente aprender a focar no que está fazendo e evitar os distratores.
As dificuldades de aprendizagem têm uma base biológica, mas com frequência é o ambiente da criança ou do jovem que tem grande impacto nas dificuldades. Nossa experiência tem mostrado que a modificação no ambiente e a qualidade das experiências pode fazer uma diferença impressionante no progresso educacional de um aluno.
2017
Para a superação das dificuldades de aprendizagem, é muito importante que tanto os pais quanto os educadores compreendam exatamente em quais áreas estão os déficits. Sugiro procurar também a equipe pedagógica da escola desta adolescente e juntos investiguem as causas o baixo rendimento escolar. Tenha em mente que o sucesso escolar começa em casa e nas competências socioemocionais construídas por toda a infância e adolescência. Juntos: escola, família e a jovem poderão identificar as dificuldades e elaborar um plano com estratégias para reverter esta situação.
Os profissionais que avaliaram esta jovem com dificuldades de aprendizagem também devem ter orientado a equipe de profissionais que a ajudarão a construir o desempenho esperado, incluindo os profissionais da escola e o acompanhamento dos familiares.
Nenhum profissional substitui o outro. É um conjunto de profissionais de qualidade que farão diferença e poderão atuar com qualidade para modificar a condição cognitiva desta adolescente.
Todos os profissionais envolvidos devem estar bem informados quanto às necessidades dela e devem encorajá-lo a fazer o máximo com as capacidades que tem, encorajando-a a acreditar que pode superar os obstáculos e ajudando-a a estabelecer objetivos realistas, além de estimular nela a construção de uma boa autoestima.
Eu a convido a visitar uma de nossas Unidades SUPERA em Franca, mais próxima de sua casa e a fazer uma aula grátis para saber mais como é o treinamento cognitivo do Método SUPERA: https://metodosupera.com.br/
Solange Rolim Lous Jacob
Especialista Neuroeducação Método SUPERA