Perguntas respondidas pelos
nossos especialistas (122 perguntas)

Neurocientista

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil

Gerontóloga

foto do especialista THAÍS BENTO LIMA
Gerontóloga pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Cognição e Envelhecimento, pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, nas gestões de 2011-2013, 2013-2015. Coordenadora de pesquisa de campo e de oficinas da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, no período de 2010-2012. Coordenadora do Grupo de Apoio Informativo da Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (ABRAZ) Unidade Santa Cruz.

PERGUNTA RESPONDIDA

TDAH tem resposta, poderá parar a medicação?

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Resposta:

A primeira coisa que devemos ter em nossa mente é que toda pessoa pode aprender mais e melhor, independente das condições que se encontra. A questão é que o investimento pode ser maior: mais tempo, estratégias diferentes, um número maior de profissionais, maior número de repetições da situação de aprendizagem.

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e hiperatividade não são a mesma coisa. TDAH e agitação também não são termos iguais, assim como TDAH e desatenção, também não o são, desta forma é possível apresentar um déficit de atenção sem hiperatividade. A hiperatividade e a agitação não significam, necessariamente, um distúrbio e podem somente ser resultado de um perfil de personalidade ou comportamento adquiridos pela cultura.

2017Supera e você na Disney

Desatenção, hiperatividade e impulsividade podem ser sintomas do TDAH e podem estar combinados ou não.

O TDAH é categorizado por um padrão de comportamento que pode resultar em problemas de desempenho em ambientes sociais, educacionais ou profissionais e levar a excessivo déficit atencional seletivo e sustentado e problemas de memória operacional.

Caracteriza-se, também, por dificuldade em prestar atenção a detalhes, esquecimentos frequentes dificuldade para organizar as tarefas ou atividades, terminar seus trabalhos ou não escutar o que é dito, fala excessiva, incapacidade de aprender com o erro, irrequietude ou incapacidade de permanecer sentado em situações adequadas ou de se controlar de acordo com a necessidade e com as exigências do contexto.

Neuropediatras e psiquiatras infantis são os especialistas mais adequados para avaliação, diagnóstico e condução do tratamento, juntamente com uma equipe multidisciplinar e com a família. 

Você não deve parar a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente le é quem pode adequar, suspendar e monitorar o tempo e adosagem da medicação.

Indico a leitura do E-book Aluno Nota 10 do Método SUPERA: https://metodosupera.com.br/aluno-nota-10/

Visite uma de nossas Unidades SUPERA mais próxima de sua casa e a fazer uma aula grátis para saber mais como é o treinamento cognitivo do Método SUPERA pode ajudar seu filho a treinar a atenção:  https://metodosupera.com.br/

Solange Rolim Lous Jacob
Especialista Neuroeducação Método SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Gostou? Venha conhecer o Método SUPERAFaça uma aula grátis