Perguntas respondidas pelos
nossos especialistas (122 perguntas)

Neurocientista

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil

Gerontóloga

foto do especialista THAÍS BENTO LIMA
Gerontóloga pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Cognição e Envelhecimento, pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, nas gestões de 2011-2013, 2013-2015. Coordenadora de pesquisa de campo e de oficinas da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, no período de 2010-2012. Coordenadora do Grupo de Apoio Informativo da Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (ABRAZ) Unidade Santa Cruz.

PERGUNTA RESPONDIDA

Sempre tive dificuldade de memória. Fico envergonhada de não lembrar o nome ,as vezes, de pessoas do meu convívio. É comum ?

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Resposta:

É importante esclarecer que a partir da 2.ª década de vida podemos experimentar alguma diminuição leve em áreas como a memória e a velocidade de processamento de informações.

Então o fator essencial que devemos levar em conta é a frequência com que ocorrem os esquecimentos.

Pode ser normal que a pessoa se esqueça de alguma reunião que foi agendada semanas antes, mas esquecer várias vezes de onde estacionou o carro, não é. De vez em quando é normal não saber o dia da semana ou a data. O que é preocupante é esquecer o mês e o ano em que se está.

Outra coisa importante é refletir se é falha de memória ou falta de atenção. Porque os esquecimentos podem ser comuns pela falta de atenção.

Quanto mais distraídos, estressados ou de alguma forma sobrecarregados mentalmente, mais superficiais são as nossas reflexões e mais propensos a cometer erros, estamos. A atenção é a porta de entrada para o aprendizado. Cansaço, sonolência, uso de substâncias psicoativas e álcool, interferem na atenção. Também, é importante saber que os níveis de atenção variam ao longo dos dias e até em um mesmo dia. Um desempenho insatisfatório em um momento não significa que esta função está comprometida. Nós precisamos considerar que o tempo todo tem muito mais coisas acontecendo do que o cérebro consegue dar conta. Isso é o resultado de uma limitação natural do cérebro, nós só conseguimos prestar atenção em uma coisa de cada vez.

2017Supera e você na Disney

Mesmo quando nós achamos que estamos prestando atenção em duas ou mais coisas ao mesmo tempo, na verdade, o que nós fazemos é alternar, rapidamente entre uma e outra e voltar.

Prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo é impossível.  Então, aí nós temos um exemplo de como a atenção é importante para a memória. A atenção é esse filtro que o cérebro usa para decidir qual informação será processada de maneira especial, a cada instante e qual informação ficará guardada na memória.

Fica meu convite para que você conheça uma maneira incrível de viver, vivenciando uma aula grátis na Unidade SUPERA mais próxima de sua casa. Acesse o site: https://metodosupera.com.br/.

Baixe gratuitamente o E-book com 15 dicas para treinar sua memória, clicando neste link:  https://metodosupera.com.br/supera-lanca-e-book-com-15-dicas-para-a-memoria/

Assista também ao webnário “Ih, deu branco!”,  do SUPERA.

Treine o seu cérebro.

 

Solange Rolim Lous Jacob

Diretora Pedagógica Nacional Método SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Gostou? Venha conhecer o Método SUPERAFaça uma aula grátis