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Neurocientista

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Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil

Gerontóloga

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Gerontóloga pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Cognição e Envelhecimento, pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, nas gestões de 2011-2013, 2013-2015. Coordenadora de pesquisa de campo e de oficinas da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, no período de 2010-2012. Coordenadora do Grupo de Apoio Informativo da Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (ABRAZ) Unidade Santa Cruz.

PERGUNTA RESPONDIDA

Quais atividades cognitivas para crianças que estão na educação infantil?

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Resposta:

Principalmente as atividades cognitivas que contribuem para desenvolver as Funções executivas.

Funções executivas são habilidades cognitivas essenciais para nosso êxito na escola e na vida. Não nascemos com habilidades que nos permitem controlar impulsos, fazer planos e manter o foco. Nascemos com potencial para desenvolver essas capacidades, dependendo das experiências que temos na primeira infância e na adolescência.

Nas crianças, as Funções executivas são ingredientes fundamentais para o desenvolvimento. Não se trata apenas de aprender a linguagem, números ou cores. Elas precisam estar aptas a trabalhar efetivamente com os outros, com distrações e com múltiplas demandas.

 “Funções executivas são um grupo de habilidades que nos ajudam a focar em múltiplos fluxos de informação ao mesmo tempo, monitorar erros, tomar decisões com base em informações disponíveis, rever planos e, se necessário, resistir à tentação de deixar a frustração nos conduzir a ações precipitadas”.

Pesquisadores acreditam que, neste processo, estão envolvidas três categorias de competências. São elas: Controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

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Para compreender, considere este exemplo: uma criança precisa se revezar com outras em alguma atividade. Então, em primeiro lugar, ela precisa ter controlo inibitório, porque terá que parar tudo o que estiver fazendo e deixar a outra criança ter a vez.

Mas, quando for a sua vez novamente, vai precisar se lembrar do que supostamente deveria estar fazendo. Isso está na memória de trabalho.

Em uma brincadeira em que várias crianças precisam repetir uma sequência de gestos, como por exemplo no Passa-Anel, se uma delas errar, a criança que for realizar a sequência depois, não pode se perder. Para isso, ela precisa ter o que chamamos de flexibilidade cognitiva.

Para desenvolver as funções cognitivas de seus alunos, fique atenta ao seu relacionamento afetivo com eles.

Mantenha uma relação positiva com os alunos para ajudá-los a se preparar melhor para lidar com situações estressantes, o que, por sua vez, os ajudará a desenvolverem suas funções executivas.

Seja afetuoso e sensível às necessidades das crianças.

Incentive as crianças a serem independentes, ajudando-as em suas atividades somente quando eles precisarem.

Procure oferecer  atividades de ensino e de aprendizagem,  consistentes e organizadas, variadas e com grau desafio crescente e equilibrado ao desenvolvimento neural das crianças.

Existem atividades que podem melhorar as funções cognitivas das crianças na Educação Infantil

Proponha criarem seus próprios brinquedos, a contar e encenar histórias. Incentive-o a se envolver em brincadeiras sociais de faz-de-conta com outras crianças (especialmente brincadeiras onde ele precise assumir um papel e se adaptar à “história” conforme ela vai mudando).

Escolha jogos para o cérebro no computador que ajudem a desenvolver as funções executivas.

Incentive as crianças a fazer meditação, música, atividades físicas, dança,  ginástica cerebral. Escolha atividades que sejam suficientemente desafiadoras para mantê-lo motivados e observe se estão se ajustando ao participar das atividades diárias (por exemplo, seguir instruções, controlar seus impulsos, ajudar ou esperar o colega, ser empático).

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Solange Rolim Lous Jacob
Especialista Neuroeducação Método SUPERA

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