Resposta:
Memória é aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Como diz Ivan Izquierdo, neurocientista (2002): “gravamos” aquilo que aprendemos, “lembramos” aquilo que gravamos, portanto, o que foi aprendido. E aprender está ligado diretamente à atenção.
Como podemos nos recordar daquilo que não prestamos atenção?
Treinar a atenção é a chave para aprender a focar no que se está fazendo e evitar os distratores. Com esta idade de 12 anos a sua filha tem um período médio de tempo atencional de 8 a 12 minutos. O treino de atenção pode ajudá-la a se manter atenta, por esse tempo, com mais qualidade.
Como as informações ficam mantidas na mente o tempo suficiente para utilizá-las, mesmo quando estamos fazendo outras tarefas, como se fosse um depósito temporário de informações, é preciso ATENÇÃO, quando estamos profundamente concentrados, e quando são significativas para nós, para que uma informação seja gravada mais facilmente como memória.
Sua filha precisa também ter motivação para aprender.
Aprender para o cérebro é repetição, o exercício de habilidades cognitivas, curiosidade, interesse e motivação. Quanto maior a motivação e a emoção que se coloca num determinado acontecimento, mais facilmente será o resgate em nossa memória.
Entenda que repetir uma informação, não é decorar. Se a tentativa for “decorar” sem dar significado ao que está aprendendo, ela conseguirá reproduzir a informação por pouco tempo, daí o “aparecimento do branco na hora da prova”.
Repetição é usar a informação e organizá-la mentalmente para permitir que se relacione com o que já se sabe, com as informações que já tem, associando novas informações ao conhecimento anterior.
Ela também deve considerar as seguintes dicas e prepara-se com antecedência.
2017
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- Treinar a sua atenção: melhorar a atenção significa melhorar sua memória. A atenção é a porta de entrada para as informações que são captadas pelos vários sentidos do nosso corpo. Quando isto acontece, as informações que recebemos chegam ao cérebro e são selecionadas conforme a prioridade que serão processadas.
- Saiba o que vai estudar: defina metas diárias de estudo e o conteúdo a ser estudado. Defina o tempo necessário para estudar todos os conteúdos até o dia do teste.
- Resgate o que já sabe: recorrer às anotações, ao que foi discutido em sala de aula, as imagens apresentadas, títulos, gráficos.
- Ler em voz alta. Observar o que mais lhe favorece (em voz alta ou silenciosamente).
- Fazer anotações durante a leitura: use palavras chave, resuma em tópicos, sintetize as informações, explique para “si mesmo” o que está estudando. Divida o seu texto em partes, (use uma linha traçada com lápis, mesmo) e durante a leitura faça anotações na própria página e na parte que está lendo: palavras chave, palavras importantes, nomes próprios e datas, o que for importante para lembrar.
- Grifar no texto as informações principais: grifar não é colorir o texto. Grifar as informações que serão gatilhos das redes semânticas. As que serão utilizadas para resgatar os conteúdos.
- Fazer intervalos breves, em média a cada 30-35 minutos: Preveja na sua organização de estudos estes intervalos. Só não vale consultar o feed de notícias, ler mensagens das redes sociais neste intervalo. Aproveite para se hidratar, esticar as pernas, “levantar a cabeça e olhar para fora”!
- Elaborar questões sobre o assunto e responda às questões elaboradas por seu professor ou guia de estudos: elaborar perguntas é um processo mais complexo do que dar respostas e isto é um ótimo exercício para fixar o conteúdo e verificar os pontos que estão falhos.
- Ficar atento aos horários de sono e alimentação: durma a quantidade adequada às suas necessidades e mantenha os horários de se alimentar e dormir.
- Novidade, variedade e grau de desafio crescente e constante é o que você precisa para fortalecer as suas conexões cerebrais: quanto mais ativas as diferentes áreas do cérebro e suas conexões, mais fortes e saudáveis elas ficam: um cérebro ativo é um cérebro saudável, para isso mantenha seu contato e atividades sociais, leia muito (leitura de qualidade e variada), mantenha em dia sua atividade física e equilibre os desafios com suas capacidades mentais: nem fácil a ponto de provocar desinteresse e nem difícil a ponto de gerar estresse tóxico.
O Método SUPERA pode ajudar a sua filha a treinar a atenção e a permanecer por mais tempo concentrada em uma tarefa. Para saber mais baixe, gratuitamente, o E-book: Aluno Nota 10.
Aluno Nota 10
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Solange Rolim Lous Jacob
Diretora Pedagógica Nacional Método SUPERA