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Neurocientista

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil

Gerontóloga

foto do especialista THAÍS BENTO LIMA
Gerontóloga pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Cognição e Envelhecimento, pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, nas gestões de 2011-2013, 2013-2015. Coordenadora de pesquisa de campo e de oficinas da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, no período de 2010-2012. Coordenadora do Grupo de Apoio Informativo da Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (ABRAZ) Unidade Santa Cruz.

PERGUNTA RESPONDIDA

Minha filha tem 7 anos porem tem muita dificuldade de aprender ainda ñ conhece letras e cores e outras coisas. Acho que deve ter déficit.

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Resposta:

Dificuldades de aprender não se referem a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. Raramente elas podem ser atribuídas a uma única causa ou a um único diagnostico. O mais importante é saber o que esta criança já sabe, ou quais são as capacidades dela.

É necessário uma equipe disciplinar para trabalhar com esta criança de 7 anos. É preciso que vários profissionais estejam atentos entre o que parece que esta criança deveria ser capaz de fazer e o que ela realmente faz e que esteja alinhado com o desenvolvimento cognitivo para esta idade.

Nenhum profissional substitui o outro. É um conjunto de profissionais de qualidade que farão diferença e poderão atuar com qualidade para modificar a condição cognitiva desta criança. Todos os profissionais envolvidos devem estar bem informados quanto às necessidades desta criança e devem encorajá-la a fazer o máximo com as capacidades que tem, encorajando-a a acreditar que pode superar os obstáculos e ajudando-a a estabelecer objetivos realistas, além de estimular nelas a construção de uma boa autoestima.

Imagino que você queira saber se o Metodo SUPERA pode ajudar a sua filha a manter a atenção concentrada por mais tempo, certo?

Atenção e memória de trabalho são habilidades cognitivas que podem ser treinadas. O Método SUPERA é um treinamento cognitivo para as diversas habilidades cognitivas entre elas: atenção, memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole.

A atenção é a porta de entrada para o aprendizado. A atenção está relacionada a diversos processos cognitivos integrantes das funções executivas: planejamento, tomada de decisão, flexibilidade cognitiva, memória operacional, controle inibitório e autorregulação, comportamento adaptativo, resolução de problemas, monitoramento de ações, abstração, julgamento, foco atencional, empatia, planejar e coordenar comportamentos, seleção de respostas frente a uma demanda.

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Treinar a atenção é a chave para você aprender a focar no que está fazendo e evitar os distratores.

Com esta idade de 7 anos a sua filha tem um período médio de tempo atencional de 5 a 8 minutos. O treino de atenção pode ajudá-la a se manter atenta, por esse tempo, com mais qualidade.

O mais importante é saber que o cérebro é modificável e que pode ser treinado para ser mais eficiente. Procure a equipe pedagógica da escola da sua filha e juntos investiguem as causas o baixo rendimento escolar ou a falta de concentração. Tenha em mente que o sucesso escolar começa em casa e nas competências socioemocionais construídas por toda a infância e adolescência. Juntos: escola, família e o jovem poderão identificar as dificuldades e elaborar um plano com estratégias para reverter esta situação.

Antes da sua filha “sentar” para estudar, ajude-a a pensar em:

  1. como ela faz para acessar as informações:
  • recorre às suas anotações, lê os títulos assinalados, separa os materiais?
  1. como armazena estas informações:
  • faz infográficos, lê em voz alta, faz resumos, organiza as ideias em categorias ?
  1. e como vai recrutá-las no momento que for necessário:
  • palavras-chave, imagens, relacionar o que precisa aprender com o que já sabe, mapas mentais?

Para que isto aconteça, a sua filha tem que ter hábitos saudáveis de estudo e você deve ajuda-la a:

  1. planejar os estudos com ela, relacionando e ordenando o que é necessário: livros, cadernos, sites, apontamentos, apostilas, tempo necessário.
  2. ler com atenção o conteúdo a ser estudado. Se necessário, divida o texto em partes, melhor ainda, até que ela tenha o hábito: sente com ela e seja modelo – leia com ela o texto, em partes.
  3. durante a leitura, anote a lápis ao lado das informações, use cores para destacar as informações, grife o que é importante.
  4. Ajude-a a identificar quais são as ideias principais, discriminando-as das acessórias.
  5. ao final da leitura do conteúdo, faça você as perguntas, à respeito do conteúdo estudado.
  6. Explique com suas palavras e peça a ela para explicar, com as palavras dela, o que foi estudado.
  7. monitore e avalie o progresso da sua filha e vá adaptando as estratégias de mais sucesso.

 

O Método SUPERA pode ajudar a sua filha a treinar a atenção e a permanecer por mais tempo concentrado em uma tarefa. Para saber mais baixe, gratuitamente, o E-book: Aluno Nota 10.

Dicas para melhorar o desempenho escolar do seu filho

 

Eu a convido a visitar uma de nossas Unidades SUPERA mais próxima de sua casa e a fazer uma aula grátis para saber mais como é o treinamento cognitivo do Método SUPERA: https://metodosupera.com.br/

Solange Rolim Lous Jacob
Especialista Neuroeducação Método SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

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Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

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Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

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