METODOLOGIA DESENVOLVIDA COM NEUROCIENTISTAS INTERNACIONAIS
x
Perguntas respondidas pelos nossos especialistas (122 perguntas)
Neurocientista
SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina.
Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid.
Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada.
Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Gerontóloga
THAÍS BENTO LIMA
Gerontóloga pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Cognição e Envelhecimento, pela Faculdade de Medicina da USP.
Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, nas gestões de 2011-2013, 2013-2015.
Coordenadora de pesquisa de campo e de oficinas da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, no período de 2010-2012.
Coordenadora do Grupo de Apoio Informativo da Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (ABRAZ) Unidade Santa Cruz.
PERGUNTA RESPONDIDA
Meu filho tem tdah, (hiperativo,impulsivo, e desatento), estuda desde jardim i, a escola é método tradicional, esse é o melhor métodotdha?
SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina.
Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid.
Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada.
Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Resposta:
A escola com o melhor método é aquela que adapta estratégias de ensino e de aprendizagem para auxiliar crianças com o TDAH, no ambiente escolar, onde há uma necessidade considerável para a concentração ao conteúdo dado.
Observe com seriedade se a escola em que seu filho estuda organiza o ambiente da sala de aula como forma de atrair a atenção do aluno. É necessário que as equipes de profissionais modifiquem alguns aspectos da turma e da sala de aula a fim de que a iniciativa dê certo. No entanto, quando colocada em prática, as mudanças promovidas ajudam a todos, já que organizar a sala de aula para um aprendizado efetivo ajuda a criança com TDAH a captar o conteúdo dado pelo professor, para que ele, na medida do possível, fique distante do que tira sua concentração: janelas, portas, distrações com sons da rua, do corredor, com o movimento de pessoas ou de colegas mais próximos.
Para que a criança não fique distraída, é aconselhável alternar seu lugar dentro de sala, evitando o coleguinha que o mais distrai com conversas ou objetos, mas de maneira nenhuma a criança deve ficar isolada, é o adulto quem deve ser o mediador das situações de aprendizagem e selecionar os estímulos que podem efetivamente dar significado, criar interesse sobre o que se está aprendendo. Uma pedagogia de perguntas deve ser o principal método da escola Constantes ajustes podem ajudar na busca pela concentração do aluno com TDAH. A aula pode contar com equipamentos eletrônicos também, de finalidade pedagógica, para tornar a explicação de um conteúdo ou atividade mais lúdica.
Procure saber quais são as diferentes estratégias usadas pelo professor e pela escola que favorecem a construção de ambiente escolar mais atrativo. Quando a criança está em um local que ofereça essas opções, há a possibilidade de o aluno obter um aproveitamento maior dos conteúdos.
A escola sabe qual é a capacidade de concetração de seu filho? 5, 8 10 minutos? o que a equipe de professores faz para treinar a atenção focada em um estímulo por mais tempo e evitar ser distraído? A escola dá atenção aos canais sensorais de captação de estímulos do ambiente, ao desenvolvimento e treino das funções executivas?
É preciso investigar, também se esta escola sabe identificar quais fatores estão impactando na aprendizagem de seu filho. Os fatores biológicos podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, mas as experiências e o ambiente que o jovem tem e vive impactam igualmente na qualidade do aprendizado.
Procure a equipe pedagógica da escola de seu filho e juntos investiguem as melhores estratégias de ensino e de aprendizado para seu filho. Tenha em mente que o sucesso escolar começa em casa e nas competências socioemocionais construídas por toda a infância e adolescência. Juntos: escola, família e o jovem poderão identificar as dificuldades e elaborar um plano com estratégias para reverter esta situação.
Para a superação das dificuldades de aprendizagem, é muito importante que tanto os pais quanto os educadores compreendam exatamente em quais áreas estão os déficits.
Por exemplo: dificuldades em matemática pode envolver problemas com a compreensão da linguagem, mas também pode ter problemas com a concentração. É necessário compreender não apenas cada uma das dificuldades, mas também como elas podem agravar umas às outras. Para maximizar as chances de melhora, todas as dificuldades precisam ser abordadas.
Procure também, identificar, junto ao seu filho e também junto ao professor, o que ele não consegue aprender. Aprender exige uma série de estratégias que são construídas pelo próprio aprendiz e outras que podem ser construídas com auxílio.
Antes de seu filho “sentar” para estudar, ajude-o a pensar em:
como ele faz para acessar as informações:
recorre às suas anotações, lê os títulos assinalados, separa os materiais?
como armazena estas informações:
faz infográficos, lê em voz alta, faz resumos, organiza as ideias em categorias ?
e como vai recrutá-las no momento que for necessário:
palavras-chave, imagens, relacionar o que precisa aprender com o que já sabe, mapas mentais?
Para que isto aconteça, seu filho tem que ter hábitos saudáveis de estudo e deve:
planejar seus estudos, relacionando e ordenando o que é necessário: livros, cadernos, sites, apontamentos, apostilas, tempo necessário.
ler com atenção o conteúdo a ser estudado. Se necessário, divida o texto em partes.
durante a leitura, anotar a lápis ao lado das informações, use cores para destacar as informações, grifar o que é importante. Identificar quais são as ideias principais, discriminando-as das acessórias.
ao final da leitura do conteúdo, fazer perguntas para si à respeito do conteúdo estudado.
monitorar e avaliar o seu próprio progresso e ir adaptando as estratégias de mais sucesso.
O Método SUPERA pode ajudar o seu filho a treinar a atenção e a permanecer por mais tempo concentrado em uma tarefa. Treinar a atenção é fundamental porque a atenção e a porta para o aprendizado.
Eu a convido a visitar uma de nossas Unidades SUPERA mais próxima de sua casa e a fazer uma aula grátis para saber mais como é o treinamento cognitivo do Método SUPERA: https://metodosupera.com.br/
Solange Rolim Lous Jacob
Especialista Neuroeducação Método SUPERA
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.