Pequeno Manual Anti-Idadista: um guia para um mundo mais justo para quem está envelhecendo

Publicado em: 08/10/2025 Por Marinella Moretz-Sohn

Envelhecer é o que acontece quando tudo dá certo, um processo natural da vida. No entanto, viver mais ainda é acontecimento social recente. Faz bem pouco tempo em que convivemos com uma expectativa de vida acima de 60 anos – foi  só nos anos 60 que a humanidade conquistou esse feito e, em termos históricos, trata-se de um período muito curto. Dessa forma, a sociedade ainda não se acostumou a ter idosos andando na rua,  frequentando a academia, os restaurantes, as salas de reunião, os bancos de escola e até as baladas. 

Ainda causa estranhamento vê-los ativos, com a cabeça boa, seguindo suas vidas independentes para além de filhos e netos. E é para normalizar esse envelhecimento  autônomo e natural que nasceu o Pequeno Manual Anti-Idadista, desenvolvido e organizado pelo médico e gerontólogo,  Alexandre Kalache, uma das maiores autoridades mundiais em envelhecimento e políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, e parceiros.

“Queremos conversar com todo mundo, educar outras gerações, levar o Pequeno Manual para as escolas, discutir com todos porque não podemos deixar de legado esse país que nega direitos à pessoa idosa.Todos somos idosos: de hoje ou de amanhã. E os jovens querem envelhecer em um mundo mais acolhedor”, disse o doutor Alexandre Kalache durante fala acerca do Pequeno Manual Anti-Idadista em abril, no CBGG (Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia). 

A publicação é dividida em 14 capítulos que abordam temas como:

  • Reconhecimento do idadismo;
  • Surgimento do idadismo;
  • Desconstrução do idadismo;
  • Os “is” do idadismo;
  • Direitos da pessoa idosa;
  • Idadismo nos serviços públicos;
  • Idadismo no mercado de trabalho; 
  • Violência contra a pessoa idosa;
  • Combate à solidão da pessoa idosa;
  • Educação como forma de combate ao idadismo;
  • Exemplos de campanhas que abraçam outras causas;
  • Idadismo na comunicação;
  • Liga Ibero – Americana e Liga Brasileira de Combate ao Idadismo

O manual se encerra com uma espécie de manifesto intitulado: “Não basta não ser idadista. É preciso ser anti-idadista. Ativismo importa!” numa alusão à máxima defendida pela filósofa Ângela Davis: “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. Trata-se de um convite à desconstrução de ideias preconcebidas sobre envelhecimento e à adesão ao ativismo anti-idadista, ou seja, entender o envelhecimento como uma conquista, defendendo a cidadania, respeitando as diferenças e a diversidade trazidas pelo impacto da idade. 

Já diria minha avó: “velho é trapo, não gente”. E o Pequeno Manual Anti-Idadista deixa isso bem claro. Envelhecer é privilégio e quem o conquista deve ser reverenciado e respeitado. O Supera acredita nisso e aposta na construção de um envelhecimento saudável e ativo desde a primeira infância por meio da estimulação cognitiva, afinal, toda transformação começa pelo cérebro. 

Ficou interessado? 

Clique aqui e faça o download gratuito da versão digital do Manual Anti-Idadista. 

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Pequeno Manual Anti-Idadista: um guia para um mundo mais justo para quem está envelhecendo"

Faça um comentário

Supera PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

Supera para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O Supera é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SuperaEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o Supera é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 250 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.