O poder da generosidade no cérebro
A generosidade no cérebro ativa sistema de recompensa, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos
Generosidade no cérebro – Cientistas da Claremont Graduate University estudaram os efeitos do hormônio ocitocina (produzido no cérebro) em voluntários que deveriam decidir se davam ou não dinheiro a estranhos.
Segundo os pesquisadores, aqueles que receberam o hormônio ofereceram 80% mais dinheiro que aqueles que tomaram um placebo.
Para Paul Zak, chefe da equipe que realizou o estudo, o resultado mostra que, apesar de os seres humanos serem inerentemente altruístas, eles também são generosos quando sentem empatia.

“É a empatia que nos faz abrir a carteira e ajudar estranhos generosamente”, explicou o médico. “A ocitocina afetou de maneira específica e intensa a generosidade no cérebro dos voluntários, quando eles foram levados a pensar sobre os sentimentos de outras pessoas”, diz o pesquisador em entrevista à BBC.
Segundo Zak, o hormônio “acionou a alavanca da empatia no cérebro”.
Em um estudo de 2005, o médico estabeleceu uma relação entre a ocitocina e a confiança, demonstrando que o hormônio provoca uma mudança na química cerebral que tem uma importância evolucionária.
“Quanto mais confiamos e cooperamos uns nos outros, mais benefícios vamos obter juntos”, disse.
Generosidade no cérebro faz bem à saúde
O neurocientista brasileiro Jorge Moll, acompanhou a atividade cerebral de 19 voluntários numa pesquisa financiada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
Cada voluntário recebeu 128 dólares e tinha que decidir o que fazer: poderia ficar com tudo ou doar para uma causa social.
Quem ficou com o dinheiro, ativou o sistema de recompensa do cérebro (mesolímbico), o mesmo que é ativado quando comemos chocolate. A pesquisa mostrou que quem doa todo o dinheiro ou parte dele, ativa o mesmo sistema cerebral de recompensa.
Uma outra parte do cérebro também é ativada nas doações, o córtex subgenual, envolvido em mecanismos de apego, afeto, de ligação entre pessoas como a relação entre mãe e filho ou nas grandes paixões.
De acordo com o neurocientista, a generosidade no cérebro é uma combinação de mecanismos de afiliação, do amor, do apego à uma ação social combinada com uma sensação prazerosa.
Essas emoções afiliativas estão na base da arquitetura dos valores. Trata-se de um sistema distribuído pelo cérebro, que envolve áreas profundas, mais ligadas às emoções, e outras regiões associadas ao raciocínio.
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
5 comentários para "O poder da generosidade no cérebro"
Faça um comentário
Posts Relacionados
Supera reúne mais de 750 pessoas para discutir prevenção da Doença de Alzheimer
Supera leva presidente da SBGG à Walking the Talk for Dementia, na Espanha
Do Supera para o Espaço: Nicolinha ganha asteroide com seu nome
Supera no Canadá: Estudo é apresentado no maior evento internacional sobre Alzheimer
Supera PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
Supera para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O Supera é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SuperaEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o Supera é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 250 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Muito interessante.
Bom dia.
A generosidade no cérebro é tão poderosa que faz com que a pessoa empata tenha vida mais longa e com melhor qualidade de vida.
Quanto mais ajudamos mais prazer temos em ajudar
O hormônio provoca uma mudança de comportamento do cérebro levando a pessoa a ter uma maior dose de empatia.
Generosidade tem tudo a ver com Empatia e Gratidão.