O método SUPERA
O método SUPERA tem embasamento na Teoria de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, que descreve a grande diversidade de talentos e estilos de aprendizagem e, consequentemente, a maneira flexível como o processo de ensino deve ser conduzido para alcançar efetivamente todos os alunos. Acesse aqui a fundamentação teórica completa do método SUPERA.
O SUPERA encontra respaldo também em descobertas e conceitos científicos como a neuroplasticidade cerebral, a capacidade que o cérebro tem de se modificar quando recebe estímulos. Por muito tempo, acreditava-se que conforme envelhecêssemos as conexões entre os neurônios se tornavam fixas, isto é, imutáveis. Mas pesquisas demonstram que, com estímulos, o cérebro aprende e se transforma, aumentando suas capacidades.
Outro conceito que dá embasamento ao método SUPERA é o da metacognição: tomada de consciência das estratégias que cada um usa para aprender. A eficácia da aprendizagem depende da construção de estratégias cognitivas e metacognitivas que possibilitam ao indivíduo planejar e monitorar o seu desempenho.
A metacognição pode ainda exercer influência sobre a motivação, pois o fato dos alunos poderem controlar e gerir os próprios processos cognitivos lhes dá a noção da responsabilidade pelo seu desempenho escolar e gera confiança nas suas próprias capacidades.
Para todas as idades
O SUPERA é um curso para todas as pessoas com mais de quatro anos. Para esta idade, temos o Brincar para aprender, um módulo lúdico com o qual a criança aprende a pensar fora da caixa. Com cinco anos, o aluno já pode começar o programa básico, com o ábaco e as apostilas Abrindo Horizontes. Conheça nosso material didático.